Anfavea

Programa de incentivo ao setor automotivo terá investimentos de R$ 1,5 bilhão

24 abr 2018, 19:35 - atualizado em 24 abr 2018, 19:35

Deve ser lançado nas próximas semanas o programa Rota 2030 para incentivar o setor automotivo do país. Em reunião nesta terça-feira com o presidente Michel Temer, representantes da indústria de automóveis definiram os últimos ajustes para o lançamento da iniciativa.

De acordo com o presidente da ANFAVEA – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, Antonio Megale, o programa será dividido em 3 ciclos de 5 anos cada e vai se concentrar em Pesquisa e Desenvolvimento. Ele diz ainda que o programa vai dar estabilidade e confiança para os investidores. A previsão é de que o valor investido fique em torno de R$ 1,5 bilhão.

O Rota 2030 é um novo regime de incentivos para o setor automotivo e deve substituir o programa Inovar-auto que foi condenado pela Organização Mundial do Comércio.

A OMC condenou a antiga iniciativa porque, na avaliação da entidade, a medida discriminava produtos importados por meio de taxação excessiva em relação a produtos nacionais e também estabelecia um percentual mínimo de componentes brasileiros para cada equipamento ou sistema da indústria de automóveis.

Questionado na última semana sobre o Rota 2030, o ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, ponderou que as políticas do governo não podem ir contra as da OMC e que por isso o assunto deve ser bem discutido.

Disse também que que é preciso analisar o custo de oportunidade da medida, já que os recursos que deixariam de entrar nos cofres públicos, como um incentivo à indústria, poderiam ser aplicados em outras áreas.

Leia mais sobre: