Profissionais do mercado de trabalho estão mais confiantes do que nunca, aponta estudo
O novo Índice de Confiança Robert Half (ICRH) revelou que os profissionais do mercado de trabalho estão mais otimistas quanto à recuperação do setor. Segundo a empresa de recrutamento especializado Robert Half, em janeiro, a confiança de desempregados, empregados e recrutadores sobre o momento atual e os próximos seis meses foi boa, tendo apresentado percentuais de, respectivamente, 32,7% e 58,4%.
“Lançamos o ICRH em agosto de 2017 e, desde então, esse é o melhor resultado de toda a série histórica”, comenta Fernando Mantovani, diretor geral da Robert Half. “Isso é um claro indício de que os profissionais estão tendo mais acesso às oportunidades e que as empresas estão interessadas em dar andamento a projetos que estavam paralisados em decorrência das incertezas econômicas e políticas do país”.
Profissionais qualificados
O estudo também mostrou que o número de profissionais com 25 anos ou mais e com formação superior completa ficou abaixo da média geral da população no quarto trimestre de 2018 – 5,3% contra 11,6%.
Para 84% dos recrutadores, o principal desafio nos próximos meses será encontrar profissionais com as habilidades e competências exigidas pelas empresas. “A recomendação é que as empresas estruturem processos de recrutamento ágeis, porém completos”, diz Mantovani. “Do contrário, há grandes riscos de perder o candidato escolhido para a concorrência”.
Profissionais temporários
No Brasil, cresce o número de profissionais temporários para cargos que vão desde análise a diretoria. Segundo a Robert Half, 90% das pessoas que já atuaram nessa modalidade tiveram uma boa experiência, que pôde ser aproveitada no currículo, e 50% dos empregadores disseram que a contratação de trabalhadores temporários lhes permitiram acesso rápido à mão de obra qualificada para suprir a ausência de um funcionário ou auxiliar a equipe, por exemplo.