BusinessTimes

Profecia assustadora da Sequoia Capital traz enormes retornos

07 dez 2020, 16:28 - atualizado em 07 dez 2020, 16:28
Investidores em pelo menos dois fundos da Sequoia maduros, mas ativos, receberão retornos 11 vezes maiores, descontado os impostos (Imagem: Pixabay)

Cerca de uma semana antes de o coronavírus ser declarado pandemia, uma das principais empresas de capital de risco do mundo divulgou uma profecia assustadora.

A Sequoia Capital aconselhou suas empresas a conter gastos, cortar empregos e se adaptar a uma nova realidade econômica. Controlar o coronavírus, escreveram os investidores no memorando “The Black Swan” amplamente circulado, poderia levar vários trimestres. “A economia global vai demorar ainda mais tempo para se recuperar.”

Apenas três meses depois, eles perceberam que, embora o coronavírus tivesse matado milhares, deixado inúmeras pessoas desempregadas e dizimado pequenas empresas, na verdade poderia ajudar certos tipos de negócio.

O mercado acionário reagiu, e empresas fizeram fila para abrir capital, incluindo várias da própria Sequoia. Duas das empresas mais valiosas do portfólio da empresa, Airbnb e DoorDash, têm ofertas públicas iniciais nesta semana. Elas vão coroar o que será um dos melhores anos em quase meio século desde a fundação da Sequoia.

Investidores em pelo menos dois fundos da Sequoia maduros, mas ativos, receberão retornos 11 vezes maiores, descontado os impostos, de acordo com dados de desempenho analisados pela Bloomberg, que não foram publicados anteriormente. Um terceiro fundo registra retornos oito vezes maiores, segundo os dados. Uma porta-voz da Sequoia não quis comentar os números.

O choque econômico inicial no segundo trimestre deu lugar a um ano muito confortável para capitalistas de risco. IPOs apoiados por empresas de capital de risco captaram mais recursos neste ano do que no auge da bolha de Internet, segundo dados de mercado da Dealogic. E empresas de capital de risco estão a caminho de investir mais de US$ 140 bilhões em startups nos Estados Unidos, superando o total do ano passado, de acordo com a empresa de pesquisas PitchBook.

Quando os investidores da Sequoia fizeram sua previsão no início de março, não levaram em conta as maneiras como um mundo de isolamento beneficiaria empresas de tecnologia ou o impacto dos programas de estímulo dos governos, disse Roelof Botha, sócio da empresa.

As pessoas pediram mais comida na DoorDash e mantimentos na Instacart, outra empresa da Sequoia que prepara um IPO. Jogaram muitos games desenvolvidos com ferramentas da Unity Software. E alugaram refúgios na pandemia no Airbnb. “É uma surpresa positiva”, disse Botha, reconhecendo a devastação geral. “A tecnologia nos ajudou a lidar com esta pandemia.”

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar