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Produtividade a longo prazo pode sofrer em home office, diz Citi

04 dez 2020, 15:23 - atualizado em 04 dez 2020, 15:24
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O Citigroup e muitos de seus concorrentes mantiveram a grande maioria dos funcionários em casa durante grande parte do ano para ajudar a conter a disseminação do Covid-19 (Imagem: Reuters/Mike Segar)

Michael Corbat, CEO do Citigroup, disse que está preocupado com os potenciais efeitos negativos de longo prazo depois que muitos de seus funcionários passaram a maior parte de 2020 trabalhando em casa.

“As pessoas falam sobre a produtividade que vem com o trabalho remoto”, disse Corbat em uma entrevista para o evento da Bloomberg Invest Talks nesta sexta-feira. “Bem, se eu trabalhar sete dias por semana, de 15 a 16 horas por dia e não tirar férias, pelo menos por um período de tempo serei mais produtivo.”

Embora mais trabalho remoto provavelmente signifique que o Citigroup possa reduzir seus bens imobiliários, Corbat disse que está hesitante em declarar uma mudança generalizada em direção à prática.

O CEO disse em maio que, ao contrário de alguns de seus concorrentes, ele não estava considerando a opção de deixar os trabalhadores em home office permanente após o fim da pandemia.

O banco com sede em Nova York, que tem cerca de 200.000 funcionários em todo o mundo, quer ver como a produtividade muda através de longos períodos de tempo e se a criatividade sofre com isso, antes de decidir quanto trabalho remoto permitir, disse Corbat.

O CEO disse em maio que, ao contrário de alguns de seus concorrentes, ele não estava considerando a opção de deixar os trabalhadores em home office permanente após o fim da pandemia (Imagem: REUTERS/Andrew Kelly/Foto ilustrativa)

O Citigroup e muitos de seus concorrentes mantiveram a grande maioria dos funcionários em casa durante grande parte do ano para ajudar a conter a disseminação do Covid-19.

Agora, enquanto os governos em todo o mundo correm para adquirir vacinas e novos tratamentos promissores contra o vírus, muitas empresas estão desenvolvendo planos para, eventualmente, trazer os funcionários de volta ao trabalho presencial.

“Vamos continuar a acelerar a mudança para o digital e, quando apropriado, tornar o trabalho mais remoto. Mas certamente não gostaria que nos mudássemos muito rapidamente”, disse Corbat.

Enquanto isso, como partes dos Estados Unidos e da Europa lutam contra o ressurgimento de casos de Covid-19, a empresa não tem relutado em manter os trabalhadores em casa ou de mandá-los de volta caso tivessem retornado ao escritório, disse ele.

“Gostamos muito de receber nosso pessoal quando podemos recebê-los, mas não vamos colocá-los em risco”, disse Corbat. “Precisamos ser flexíveis e, obviamente, estamos passando por um certo ressurgimento em algumas partes do mundo agora. Estamos na fase de redução gradual das restrições.”

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Mudar para digital

“Estamos gerenciando a transição de um banco analógico para um banco digital e, de muitas maneiras, gerenciando os dois bancos em conjunto”, afirmou Corbat. “Algumas pessoas gostam muito das agências, e se você ligasse e dissesse: ‘Ótima notícia, estamos fechando e indo 100% para o digital’, provavelmente perderia alguns desses clientes.”

À medida que o fim do ano se aproxima e o Citigroup avalia as bonificações para operadores e outros funcionários, Corbat disse que a empresa teve que equilibrar seu desejo de reter e recompensar os funcionários com o contexto econômico mais amplo e seu desejo de melhorar o retorno aos acionistas.

“Nosso pessoal tem feito um trabalho extraordinário, sejam os operadores ou as pessoas em nossas agências que estão se colocando em perigo para garantir que estejam abertas e a população tenha acesso a suas vidas financeiras”, disse ele.