Produção no maior campo de petróleo do Cazaquistão está sendo restaurada, diz Chevron
O maior ativo de petróleo do Cazaquistão, Tengizchevroil (TCO), está aumentando gradualmente a produção para atingir taxas normais no campo de Tengiz depois que protestos limitaram a produção no local nos últimos dias, disse a operadora Chevron neste domingo
A produção em Tengiz, o maior campo de petróleo do Cazaquistão, foi reduzida nos últimos dias, quando alguns empreiteiros interromperam atividades em apoio aos protestos que ocorriam em todo o país da Ásia Central.
“A TCO está aumentando a produção de forma segura e gradual para atingir as taxas normais”, disse a Chevron, maior produtora estrangeira de petróleo no Cazaquistão com uma participação de 50% na joint venture Tengizchevroil, em um comunicado.
O Cazaquistão é um grande produtor de petróleo com produção de cerca de 1,6 milhão de barris por dia (bpd) nos últimos meses e raramente viu a produção interrompida por distúrbios ou desastres naturais.
A TCO produz cerca de 700.000 bpd. Os trens, cujas atividades foram interrompidas, são usados para transportar gás liquefeito de petróleo (GLP), um subproduto da extração de petróleo, disseram fontes à Reuters.