Indústria

Produção manufatureira dos EUA sobe inesperadamente em dezembro

17 jan 2020, 11:56 - atualizado em 17 jan 2020, 11:56
EUA Bandeira Washington
A queda na produção industrial geral foi impulsionada por um declínio de 5,6% entre os serviços ao público (Imagem: Unsplash/@elevenphotographs)

A produção manufatureira dos Estados Unidos subiu inesperadamente em dezembro, com a queda na produção de veículos sendo superada por aumentos na produção de outros bens duráveis, alimentos e bebidas e outros produtos.

O Federal Reserve disse nesta sexta-feira que a produção manufatureira subiu 0,2% no mês passado, após um aumento revisado para baixo de 1,0% em novembro. A produção industrial geral caiu 0,3% em dezembro, após um aumento revisado para baixo de 0,8% em novembro.

A queda na produção industrial geral foi impulsionada por um declínio de 5,6% entre os serviços ao público, pois a demanda por aquecimento caiu durante um dezembro anormalmente quente.

Economistas consultados pela Reuters previam que a produção industrial geral e a produção manufatureira cairiam 0,2% em dezembro. Em uma base anualizada, a produção nas fábricas recuou 1,3% de dezembro de 2018 a dezembro de 2019.

A medida do Fed do setor industrial compreende manufatura, mineração e serviços de eletricidade e gás.

Houve queda de 4,6% na produção de veículos e peças em dezembro. A produção industrial de alimentos, bebidas e produtos de tabaco aumentou 1,3%, os produtos de minerais não metálicos subiram 2,3%, a produção de metais primários teve alta de 1,3% e os produtos de informática e eletrônicos avançaram 1,4%.

O setor manufatureiro, que representa cerca de 11% da economia dos EUA, foi enfraquecido por uma guerra comercial de 18 meses entre os Estados Unidos e a China. Os dois países assinaram um acordo comercial preliminar na quarta-feira.

Com a queda da produção industrial geral, a utilização da capacidade — uma medida do quanto as empresas estão usando seus recursos — caiu 0,4 ponto percentual em dezembro, para 77%, ante 77,4% em novembro em dado revisado para cima.

No entanto, isso foi influenciado pelo declínio na produção de serviços públicos. A utilização nas fábricas teve alta, para 75,2%, ante 75,1% em novembro.