Produção industrial cai 0,4% após quatro meses consecutivos de altas
Em junho, a produção industrial nacional recuou 0,4% frente a maio, interrompendo quatro meses seguidos de expansão, que acumularam alta de 1,8%.
De acordo com os dados divulgados agora pouco pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em relação a junho de 2021, a indústria caiu 0,5%. No primeiro semestre do ano, o setor acumula queda de 2,2% e em 12 meses, o acumulado foi -2,8%.
Em junho, três das quatro grandes categorias econômicas, além de quinze dos 26 ramos pesquisados, mostraram redução na produção. Com isso, o setor industrial se encontra 1,5% abaixo do patamar pré-pandemia e 18% abaixo do nível recorde alcançado em maio de 2011.
Os destaques negativos foram os produtos farmoquímicos e farmacêuticos, que registraram queda de 14,1%; e coque (produtos derivados do petróleo e biocombustíveis), com queda de 1,3%.
Outras contribuições negativas vieram de máquinas e equipamentos (-2,0%), de metalurgia (-1,8%), de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (-2,8%) e de outros equipamentos de transporte (-5,5%).
Já veículos automotores, reboques e carrocerias se destacou com a maior alta, de 6,1%, seguido por indústrias extrativas (1,9%).
?Money Times é Top 8 em Investimentos!?
Se você conta com as notícias do portal para se manter sempre bem-informado sobre tudo o que acontece no mundo dos investimentos, vote e ajude o Money Times a se tornar o melhor site de investimentos do Brasil. Clique aqui e deixe seu voto!
Saiba mais! TEMPO DE RESULTADOS! MOMENTO DE GANHAR DINHEIRO? VALE INVESTIR? MELHOR AÇÃO?