Últimas Notícias Cotações Governo Bolsonaro Comprar ou Vender Empresas Economia
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Produção global de petróleo bruto pode ter chegado ao limite, conclui IEA

Investing.com Brasil - 12/07/2018 - 11:08

Petrobras

Investing.com – A capacidade global de produção de petróleo pode ser “esticada até o limite”, disse a Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês) em sua última projeção nesta quinta-feira.

A organização sediada em Paris disse em seu relatório mensal que “não há sinal de maior produção de outros países que possa aliviar os temores de aperto no mercado”.

A produção de petróleo bruto da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e da Rússia, subiu à máxima de quatro meses em junho, com aumento de 180.000 barris por dia e total de 31,87 milhões de barris por dia, afirmou a IEA.

A organização aumentou sua estimativa de 2018 para a demanda de petróleo da Opep em 100.000 barris por dia, totalizando 32 milhões de barris por dia, enquanto reduziu sua estimativa de 2019 em 100.000 barris por dia para 31,4 milhões de barris por dia.

A IEA também reduziu sua previsão de oferta externa à Opep de petróleo em 70.000 barris por dia para 60,2 milhões de barris por dia, mas a manteve inalterada para 2019 em 62 milhões de barris por dia.

A Opep concordou em junho em elevar a produção com um aumento nominal de 1 milhão de barris por dia em meio à pressão dos EUA para reduzir os preços. Enquanto os membros da Opep acrescentarão cerca de 700 mil barris por dia, os fornecedores de petróleo externos à organização, liderados pela Rússia, acrescentariam o restante.

O aumento das sanções dos Estados Unidos contra o Irã, que é membro da Opep, poderia reduzir suas exportações de petróleo em mais de 1,2 milhão de barris por dia, disse a IEA. Donald Trump, presidente dos EUA, disse aos países que parem de comprar petróleo do Irã até o dia 4 de novembro ou enfrentarão consequências. Trump se retirou do acordo nuclear internacional com Teerã em maio.

Após o relatório, os contratos futuros do petróleo West Texas avançavam 0,75% para US$ 70,90 o barril às 05h21.

Os contratos futuros de petróleo Brent, referência para preços do petróleo fora dos EUA, estavam em US$ 74,72 o barril, aumento de 1,80%.

Leia mais sobre: Indústria, Petróleo