Produção global de aço recua 6% em março, com fornos fechados em meio à crise
A produção global de aço recuou 6% em março na comparação com igual período do ano passado, a 147,1 milhões de toneladas, disse nesta quarta-feira a Associação Mundial do Aço, à medida que a crise do coronavírus força o fechamento de fornos.
Mas a fabricação na China, maior produtora e consumidora do metal, teve apenas uma modesta contração em meio à pandemia, com a produção recuando 1,7% no mês, para 79 milhões de toneladas.
Mas outras regiões, como Europa e Japão, foram afetadas com força pela queda na demanda de montadoras de veículos e de projetos de construção.
A produção do metal na União Europeia despencou 20,4% em março, para 12 milhões de toneladas, enquanto a fabricação na América do Norte cedeu 9,4%, a 9,7 milhões de toneladas.
Na Ásia, a produção japonesa recuou 9,7% no mês passado, para 8,2 milhões de toneladas, e a da Índia registrou um declínio de 13,9%, a 8,7 milhões.
A associação do setor, cujos membros representam cerca de 85% da produção global de aço, alertou que os números são preliminares.
“Devido às atuais dificuldades apresentadas pela pandemia de Covid-10, muitas das cifras deste mês são estimativas de associações nacionais e regionais, que podem revisá-las na atualização de produção do mês que vem”, disse a entidade.