Carros

Produção e vendas de veículos no Brasil crescem 8,7% em agosto, segundo Anfavea

09 set 2022, 11:30 - atualizado em 09 set 2022, 11:30
Veículos
(Imagem: REUTERS/Washington Alves)

A produção de veículos no Brasil subiu 8,7% em agosto, em relação a julho, para 238 mil unidades, segundo os dados divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), nesta sexta-feira (9).

No mês passado, a produção bateu um novo recorde do ano. Com os resultados, pela primeira vez o acumulado de 2021 foi superado, com alta de 43,9% sobre agosto de 2021.

No período, a produção chegou a 219 mil unidades, superando a marca de 200 mil pela terceira vez no ano. No acumulado de janeiro até agosto, foram produzidos 1.548,6 mil veículos, um aumento de 4,7% em relação ao mesmo período no ano passado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vendas e exportações de veículos

As vendas em agosto chegaram a 209 mil, superando os resultados dos últimos 19 meses. Segundo a associação, a média diária de 9,1 mil, um crescimento de 15,5% em relação a julho, reforça a tendência de alta nas vendas.

Já em relação às exportações, os níveis pré-pandemia (2019) foram superados. Foram 46,8 mil automóveis exportados em agosto de 2022, um aumento de 11,7% em relação ao mês anterior e de 59% sobre agosto de 2021.

Em julho, as exportações haviam passado por queda, atribuída principalmente à Argentina, contudo, no mês de agosto, apesar de o mercado do país permanecer em oscilação, houve um crescimento que viabilizou a retomada do mesmo patamar que estava em junho.

No ano, os licenciamentos apuram queda de 8% na comparação com o mesmo período de 2021, a 1,3 milhão de veículos, segundo os dados da Anfavea.

Perspectivas sobre o setor

Segundo a associação, o setor continua em recuperação, com números crescentes de produção e vendas, pela primeira vez em 18 meses sem fábricas paradas. Contudo, o mercado interno ainda é impactado por juros altos e limitações ao crédito.

“Em agosto, pela primeira vez em um ano e meio, conseguimos operar sem nenhuma fábrica completamente parada. O fluxo de semicondutores finalmente começa a melhorar, embora ainda estejamos passando por um período de restrições de oferta”, comemorou o presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite.

Entretanto, a produção é um fator crítico para 2022, aponta Leite, sendo um fator determinante para a continuidade do crescimento do setor nos próximos meses do ano.

O presidente da Anfavea destacou ainda que o início de 2022 foi marcado por problemas que impactaram a produção, mas que o segundo semestre apresenta força, superando o acumulado de 2021 no período de janeiro até agosto.

A tendência é que o crescimento permaneça, contudo, aponta que eventos como a Copa do Mundo pode gerar um impacto e fazer com que os números oscilem.

Confira na íntegra o pronunciamento da Anfavea sobre os resultados de agosto:

Siga o Money Times no Facebook!

Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Siga agora a página do Money Times no Facebook!