AgroTimes

Produção de soja do Brasil deve crescer 20,7% e bater recorde, aponta Safras; colheita atinge 80,8%

07 abr 2023, 13:30 - atualizado em 10 abr 2023, 9:11
Se confirmada, essa será a maior safra de soja da história do Brasil; para a área plantada, a consultoria indica aumento de 4,1% (Foto: Wenderson Araujo/CNA)

A produção brasileira de soja em 2022/2023 deve totalizar 155,08 milhões de toneladas. O volume representa uma alta de 20,7% na comparação com safra passada, de acordo com estimativa da Safras & Mercado. Se confirmada, será a maior safra da história do Brasil.

Para a área plantada, a Safras indica aumento de 4,1%, estimada em 44,07 milhões de hectares. Em 2021/2022, o plantio ocupou 42,34 milhões de hectares. O levantamento aponta que a produtividade média deve passar de 3.050 kg/ha para 3.537 kg/ha.

Foram feitos ajustes nas produtividades médias esperadas para diversos estados do país. No Sul, houve redução na produtividade média esperada para o Rio Grande do Sul devido ao clima irregular que atinge o estado desde o plantio.

“Apesar disso, é importante destacar que a situação do estado gaúcho, nesta temporada, não é tão grave como a registrada na safra passada, com algumas microrregiões devendo registrar boas produtividades, o que ajuda a compensar parte das perdas de regiões mais afetadas pela estiagem”, explica o analista e consultor de Safras & Mercado, Luiz Fernando Gutierrez.

No Centro-Oeste e no Sudeste, a maior parte dos estados teve ajustes positivos nas produtividades médias. “O avanço da colheita tem confirmado um grande potencial produtivo nas lavouras da faixa central do país, superando as expectativas iniciais. O destaque fica com o estado do Mato Grosso, que pela primeira vez deve superar a marca de 60 sacas por hectare na média estadual”, acrescenta o analista.

Já nas regiões Norte e Nordeste, os ajustes nas produtividades médias foram pequenos, tanto positivos quanto negativos, não trazendo alterações relevantes.

Colheita da soja

A colheita da safra de soja alcançou 80,8% da área, de acordo com a consultoria Safras & Mercado. Um avanço de 6,4 pontos percentuais em uma semana.

No mesmo período da temporada passada, os trabalhos estavam em 85,5%, enquanto a média histórica para esta época do ano é de 82,6%, de acordo com os dados.