Produção de minério de ferro da Vale soma 89,4 mi t no 3º tri, alta de 0,8% ante 2020
A Vale (VALE3) produziu 89,4 milhões de toneladas de minério de ferro no terceiro trimestre, alta de 0,8% ante o mesmo período do ano anterior, informou a mineradora em relatório nesta terça-feira, pontuando que reduziu a produção do produto de alta sílica em setembro, em meio a uma queda de preços.
Na comparação com o trimestre passado, houve uma alta na produção de 18,1%, pontuou a companhia, devido a seu plano de recuperação da extração e com melhoras sazonais em condições climáticas.
Para o quarto trimestre, a empresa informou que deverá ainda reduzir sua oferta de produtos de alta sílica e baixa margem em cerca de 4 milhões de toneladas, como resultado de uma estratégia de maximização de margens, uma vez que a demanda por esse tipo de produto tem sido mais fraca.
O movimento não irá alterar sua meta de produção da commodity para o ano entre 315 milhões e 335 milhões de toneladas, mas a mineradora pontuou que o volume deverá ficar “abaixo do meio do intervalo” previsto.
“Se esse cenário persistir, devemos também reduzir a oferta de produtos de baixa margem em 2022 em cerca de 12-15 milhões de toneladas. O nível de compra de minérios de terceiros também pode ser ajustado”, adiantou a mineradora.
As vendas do minério de ferro, por sua vez, somaram 67,8 milhões de toneladas entre julho e setembro, alta de 3,2% ante o terceiro trimestre de 2020 e avanço de 0,9% na comparação com o segundo trimestre.
Já os volumes de vendas de finos e pelotas de minério de ferro somaram 75,9 milhões de toneladas no terceiro trimestre, também em linha com o trimestre anterior, totalizando uma diferença de aproximadamente 13 milhões de toneladas entre produção e vendas no período.
A diferença, segundo a empresa, ocorreu devido a estratégica de maximizar valor sobre volume e aos estoques em trânsito ao longo da cadeia, que devem reverter no quarto trimestre, dependendo das condições de mercado.
Os preços do minério de ferro caíram no terceiro trimestre 37 dólares por tonelada base seca (dmt) do índice com teor de 62% de ferro na comparação com o trimestre anterior, destacou a empresa.
Nesse cenário, o prêmio do minério de ferro da Vale foi de 6,6 dólares por tonelada, 1,8 dólares inferior ao segundo trimestre.
No relatório, a Vale ressaltou ainda que continua comprometida com seu plano de retomada de capacidade, o que também está associado à eliminação de restrições e otimização de custos”.
A empresa tem recuperado aos poucos a operação de diversas atividades em Minas Gerais que haviam sido paralisadas desde o rompimento de barragem em Brumadinho, em 2019, para uma revisão de segurança e melhorias.