Produção de carros elétricos: Resultado da Tesla (TSLA) frustra, enquanto montadoras chinesas quebram recordes sucessivos
A Tesla (TSLA;TSLA34) divulgou o seu relatório de entrega de veículos elétricos na manhã desta segunda-feira (2).
Os números revelados pela montadora mais valiosa do mundo mostraram mais uma queda sequencial no volume de vendas. A Tesla atribui o resultado às pausas programadas nas plantas (giga factories) para a implementação de atualizações no método de produção dos veículos.
Foram entregues 435.059 veículos elétricos entre julho e setembro, dos quais cerca de 96% são Modelos 3 e Y, categorias de entrada da montadora de Elon Musk. Os Modelos X e S, mais caros, responderam por cerca de 16.000 unidades do total.
O compromisso mantido da Tesla com o guidance do ano fez mercados “tolerarem” o resultado trimestral mais fraco — analistas de Wall Street esperavam que a companhia entregasse 465 mil veículos. As ações da Tesla (TSLA) sobem cerca de 0,78% neste pregão.
Agora, todos os olhos se voltam aos resultados corporativos da companhia, que serão divulgados no próximo dia 18.
- AS 10 MELHORES AÇÕES PARA INVESTIR EM OUTUBRO: O analista-chefe João Piccioni revela as oportunidades da carteira da Empiricus Research, que deu tchau para a B3 (B3SA3) e incluiu um novo papel com grande potencial. É só clicar aqui e assistir ao Giro do Mercado!
Contramão da Tesla: fabricantes chinesas têm recordes de entrega
Enquanto a Tesla viu pausas programadas afetando o ritmo de entregas, as principais empresas chinesas de veículos elétricos continuaram surfando na alta procura por dentro do principal mercado de veículos elétricos do mundo.
A Li Auto, uma das marcas mais valiosas de carros elétricos da China, quebrou o recorde mensal de vendas pelo sexto mês consecutivo devido a uma maior oferta de modelos e maior disponibilidade de estações de carregamento pelo país.
A empresa, frequentemente comparada à Tesla, entregou 36.060 veículos em setembro, crescimento de 3,3% na comparação mensal e 212,7% na comparação anual.
A Guangzhou Xiaopeng Motors Technology, mais conhecida como Xpeng, também trouxe números fortes no mês passado. A companhia entregou 15.310 EVs em setembro, 12% de aumento em relação a agosto e 81% em relação a setembro de 2022. As entregas da Xpeng vêm crescendo ininterruptamente desde fevereiro.
Já a Nio entregou 15.641 veículos elétricos no mês, avançando 43% na comparação anual e caindo 19% no confronto mensal.
Entre as grandes fabricantes, fica pendente a divulgação das vendas mensais da BYD, companhia que, embora não compita diretamente com a Tesla, destronou-a como a maior produtora — em volume — de veículos elétricos do mundo.