Produção de aço no Brasil recua 6% em abril sobre um ano antes
A indústria siderúrgica brasileira produziu 5,9% menos aço em abril em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados divulgados nesta quarta-feira pelo Aço Brasil, entidade que representa o setor.
O recuo ocorre em meio a problemas na demanda de alguns setores, bem como siderúrgicas com equipamentos paralisados para reformas.
A produção de aço no Brasil somou 2,77 milhões de toneladas em abril, cerca de 5% acima do desempenho de março.
No acumulado do ano, o volume produzido somou 10,59 milhões de toneladas, queda de 8,8% sobre os quatro primeiros meses de 2022.
A queda na produção em abril em comparação a igual período do ano anterior foi pressionada pelo segmento de laminados planos, usados em indústrias como automotiva, que registraram recuo de 10,2%, para 1,04 milhão de toneladas.
No segmento de longos, o volume produzido foi quase o mesmo que o de um ano antes, a 855 mil toneladas.
Enquanto isso, semiacabados para venda, destinados principalmente para exportações, também apresentaram recuo, de 4,7%, para 771 mil toneladas, segundo os dados do Aço Brasil.
Em meados de abril, a entidade manteve expectativa de crescimento de 2% na produção da liga em 2023, mas reduziu a previsão de vendas no mercado interno, de alta de 1,9% para queda de 0,7%.
As vendas de aço em abril no Brasil despencaram 11,6%, para 1,55 milhão de toneladas, acumulando recuo de 4% no quadrimestre, a 6,40 milhões de toneladas.