Produção de aço bruto na China cresce 9,9% no 1º trimestre
Os produtores de aço na China registrou avanço de 9,9% no primeiro trimestre de 2019, para 231 milhões de toneladas, segundo estatísticas da Associação de Ferro e Aço da China (CISA, em inglês).
Nos primeiros três meses deste ano, a China exportou 17,03 milhões de toneladas de produtos de aço, uma alta de 12,6%, em comparação ao mesmo período do ano anterior, enquanto a importação caiu 16,1%, para 2,9 milhões de toneladas.
Após décadas de expansão imprudente causada pelo investimento, as fábricas de aço da China vem funcionando com sobrecarga nos anos recentes, causando severas perdas aos produtores e se tornando um fator negativo para o crescimento econômico, o que incentivou o governo a tomar medidas para reduzir a capacidade obsoleta.
Informações divulgadas no último domingo (28) mostraram que as empresas chinesas de aço supervisionadas pela CISA registraram lucros combinados de 37,5 bilhões de iuanes (US$ 5,6 bilhões) no primeiro trimestre, uma queda de 30,2%, em termos anuais.
Com o objetivo de tornar a indústria mais competitiva, a China divulgará as diretrizes para promover planos de fusões e reestruturações a fim de criar grupos maiores e mais fortes no mercado global, de acordo com um relatório recente da Economic Information Daily.
As diretrizes, com meta de limpar os obstáculos para a consolidação do aço, encorajarão fusões e reestruturações que abrangem várias regiões e proprietários de companhias qualificadas.
Os fundos de mercado são “bem-vindos” a participar no esforço para oferecer mais apoio financeiro para o plano, informou a agência de notícias Xinhua, citando fontes locais.