Produção artesanal de 142 municípios poderá ser vendida em todo Brasil; SC lidera com 40
A produção artesanal de produtos derivados de proteínas animais de 142 municípios brasileiros poderá ser comercializada nacionalmente.
São os integrantes dos consórcios municipais que foram aprovados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e abastecimento (Mapa) e receberão os títulos de adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA).
O reconhecimento destes consórcios beneficiará 26 municípios do Mato Grosso do Sul, 40 de Santa Catarina, 29 do Rio Grande do Sul, 30 do Paraná e 17 de Minas Gerais.
A possibilidade de aumento de renda dos produtores familiares, que aproveitam suas pequenas produções para agregar valor, será mais visível, com a ampliação dos canais de distribuição.
O Mapa, inclusive, convoca a formação de outros consórcios a se inscreverem no programa.
Para obter a equivalência dos seus serviços de inspeção junto ao Mapa, é preciso comprovar que as medidas de inspeção higiênico-sanitária e tecnológica praticadas permitem avaliar a qualidade e inocuidade dos produtos de origem animal com a mesma eficiência do Ministério da Agricultura.
O Sisbi-POA faz parte do Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária (Suasa) e busca padronizar e harmonizar os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a inocuidade e segurança alimentar