BusinessTimes

Procura por crédito cai 12,2% em setembro, segundo Serasa Experian

20 out 2022, 18:30 - atualizado em 20 out 2022, 18:30
Real digital
O levantamento mede as relações de crédito dos consumidores com instituições financeiras e com empresas não financeiras (Imagem: Pixabay/joelfotos)

De acordo com a pesquisa realizada pelo Serasa Experian, a procura por operações de crédito diminui em 12.2% nesse mês de setembro, em comparação ao mesmo período no ano passado.

A pesquisa revela que consumidores que tem a renda mensal entre R$ 500 a R$ 1000,00, são os que menos têm buscado essa linha de crédito.

Essa queda vem sendo em nível nacional, mas a  grande redução vem no Sudeste com -13,9%, Sul com -12,2% e na região Nordeste com 12%.

Para o Serasa Experian, o motivo dessa redução tem haver com as altas taxas de juros, praticadas pelas instituições de crédito.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Alta dos Juros

Um comparativo de agosto de 2021 até agosto desse ano, a Taxa Selic subiu de 2% para 13,75% ao ano.

Esse encarecimento do crédito desestimula a demanda em várias outras linhas, de acordo com a pesquisa da empresa.

O Serasa aconselha que que o consumidor faça uma reavaliação no seu orçamento, e busque poupar dinheiro para esse final de ano, e buscar fechar o orçamento no azul para o começo de 2023. Pois esses são os períodos em que tradicionalmente os gastos sobem.

A pesquisa é feita com base numa amostra significativa de números de Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), consultados todos os meses na base de dados da Serasa Experian.

O levantamento mede as relações de crédito dos consumidores com instituições financeiras e com empresas não financeiras.

Prêmio Os + Admirados da Imprensa!

Money Times é finalista em duas categorias do Prêmio Os + Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças. O site concorre na categoria Canais Digitais e com o jornalista Renan Dantas na categoria Jornalistas Mais Admirados. Deixe seu voto aqui!