Procon-SP recebe milhares de reclamações na Black Friday; Magazine Luiza lidera
Apesar de ter sido uma das piores da história, a Black Friday gerou muitas reclamações sobre problemas em compras ou nas contratações de produtos e serviços.
Segundo o Procon de São Paulo, até ontem (25), mais de mil consumidores procuraram o órgão para fazer reclamações sobre a sexta-feira das promoções no varejo.
Com isso, a maior parte das queixas foi quanto a não entrega ou demora na entrega, somando 363 reclamações, equivalente a 36% dos registros.
Os outros dos principais problemas relatados foram maquiagem de desconto, com 150 reclamações; Mudança de preço ao finalizar a compra, com 129 queixas, e pedido cancelado após finalização da compra (118).
Além disso, foram registradas 86 reclamações sobre produto e/ou serviço entregue diferente do pedido, incompleto e/ou danificado.
Já nas redes sociais, o Procon-SP recebeu um total de 295 consultas e orientações sobre o tema.
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Magazine Luiza entre as campeãs de reclamações na Black Friday
Por empresas, o Procon-SP apontou que, até a véspera, o Magazine Luiza, Netshoes e Época Cosméticos ficaram entre as que mais tiveram reclamações, totalizando 76 queixas (7,55%).
Na sequência, vem Mercado Livre, com 39 reclamações. Enquanto Casas Bahia, Extra e Ponto Frio tiveram 35 queixas.
Outra gigante do varejo alimentar, o Carrefour, somou 32 reclamações. Já as empresas de telefonia Claro, NET, Embratel e Nextel foram alvo de consumidores com 29 registros de queixas.