Procon-SP notifica Instagram após caso de racismo com empreendedora negra
O Procon-SP notificou o Instagram solicitando informações sobre as políticas de combate ao racismo e medidas de proteção a usuários vítimas de mensagens discriminatórias. A solicitação ocorreu após a empreendedora Tatiana Pretona ter sido alvo de racismo através da rede social na última semana.
A organização solicitou ao Facebook Serviços Online do Brasil, responsável pelo Instagram, documentos que demonstrem quais foram as medidas tomadas pela empresa após o caso em particular e suas disposições de combate ao racismo de acordo com a Lei nº 7.716 de 1989, que define crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor.
O Instagram tem até o dia 26 de abril para apresentar as informações solicitadas.
Entenda o caso
Dona da churrascaria Laje da Preta, no Jardim Ângela, na zona sul de São Paulo, a empreendedora Tatiana Pretona participa de eventos gastronômicos na capital paulista, onde recebe dezenas de clientes atrás de suas especialidades.
Na última semana, Tatiana recebeu um pedido de orçamento para um evento de Páscoa realizado no último domingo (17) para cerca de 50 pessoas. Após enviar sua proposta, a chef foi surpreendida com a seguinte resposta:
Ver essa foto no Instagram
Nos comentários de sua publicação, muitos internautas prestaram apoio a empreendedora que revelou estar completamente indignada com a declaração racista. Apesar de muitos seguidores apoiarem Tatiana a recorrer a justiça, em entrevista ao blog Vencer Limites, ela revelou que não pretende levar o caso às autoridades.
Siga o Money Times no Instagram!
Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, e muito mais. Clique aqui e siga agora nosso perfil!