BusinessTimes

Procon-SP lança ranking das empresas que mais perturbam o consumidor; Vivo lidera lista

12 ago 2021, 18:09 - atualizado em 12 ago 2021, 18:09
Vivo
A Vivo acumula 3.743 ligações indesejadas em 2021 (Imagem: Reprodução/Vivo)

O Procon-SP lançou nesta semana o Ranking dos Perturbadores, que contém o nome das empresas inscritas no cadastro “Não me Ligue” que mais ligam ou mandam mensagem para o consumidor. A lista, com atualização mensal, é liderada pela Vivo (VIVT3). A empresa acumula 3.743 ligações em 2021.

O segundo lugar é ocupado por Doutor de Todos, com 3.077 ligações no ano. A Claro, com 2.524 chamadas, fecha o pódio dos “perturbadores”.

Empresa Número de ligações
Vivo 3.743
Doutor de Todos 3.077
Claro 2.524
Banco Pan 2.522
Itaú Unibanco 2.308
TIM 2.294
Viva Mais 2.256
Santander 1.838
BMG 1.618
Safra 1.167

Fernando Capez, diretor-executivo do Procon-SP, explicou que o ranking foi criado porque a aplicação das multas não está conseguindo diminuir a frequência dessa prática entre as empresas.

O “Não me Ligue” entrou em vigor em 2009. No começo deste ano, houve uma ampliação do cadastro: além das ligações, foram incluídas as mensagens SMS ou por aplicativos (via WhatsApp, por exemplo).

Ao inserir os dados no “Não Me Ligue”, as empresas ficam proibidas de ligar ou mandar mensagens para o consumidor com a finalidade de fazer ofertas de telemarketing ou cobrança de qualquer natureza.

Desde 2010, 347 processos administrativos foram instaurados para apurar as reclamações de consumidores cadastrados no “Não Me Ligue” que foram incomodados com contatos de telemarketing. Mais de R$ 250 milhões em multas foram aplicados nas empresas que desrespeitaram a regra.