Procon notifica Serasa e pede explicações sobre fornecimento de dados bancários
O Procon de São Paulo notificou o Serasa para que explique sobre solicitação de dados bancários e senha para suposta pesquisa.
A empresa deverá responder, entre os outras perguntas, qual o objetivo ou finalidade da pesquisa realizada; em quais meios ela foi veiculada; a quem ela foi direcionada e quais os critérios utilizados para definição do público-alvo.
A empresa tem 24 horas para responder aos questionamentos do Procon-SP.
O Procon adicionou a Serasa após o site UOL Tilt noticiar que o Serasa estaria pedindo senhas e informações para uma pesquisa.
vi no site da @tonaserasa uma pesquisa sobre um estudo sobre análise de crédito no Brasil.
aí, po, né, fui contribuir. eis que:
não basta vazar os dados de geral, eles querem A SENHA DO INTERNET BANKING
ah puta que pariu pic.twitter.com/ukXMvLwkJd
— Madelaine (@madysl) February 22, 2021
Ainda segundo o site, a Serasa confirmou que estava solicitando a senha bancária para realizar o levantamento.
Em nota, enviada na semana passada, a empresa informou que a participação é “opcional” e que o “consumidor fornece apenas a senha do internet banking, que não permite a realização de qualquer transação bancária”.
A finalidade da coleta dos dados — como a senha bancária — é parte exclusiva de um teste que a Serasa pretende fazer de uma nova “funcionalidade para tornar mais precisa a análise de crédito brasileiro”, respondeu a companhia.