BusinessTimes

Procon notifica Serasa e pede explicações sobre fornecimento de dados bancários

01 mar 2021, 18:54 - atualizado em 01 mar 2021, 18:54
Serasa
A empresa tem 24 horas para responder aos questionamentos do Procon-SP (Imagem: Facebook/ serasa)

O Procon de São Paulo notificou o Serasa para que explique sobre solicitação de dados bancários e senha para suposta pesquisa.

A empresa deverá responder, entre os outras perguntas, qual o objetivo ou finalidade da pesquisa realizada; em quais meios ela foi veiculada; a quem ela foi direcionada e quais os critérios utilizados para definição do público-alvo.

A empresa tem 24 horas para responder aos questionamentos do Procon-SP.

O Procon adicionou a Serasa após o site UOL Tilt noticiar que o Serasa estaria pedindo senhas e informações para uma pesquisa.

Ainda segundo o site, a Serasa confirmou que estava solicitando a senha bancária para realizar o levantamento.

Em nota, enviada na semana passada, a empresa informou que a participação é “opcional” e que o “consumidor fornece apenas a senha do internet banking, que não permite a realização de qualquer transação bancária”.

A finalidade da coleta dos dados — como a senha bancária — é parte exclusiva de um teste que a Serasa pretende fazer de uma nova “funcionalidade para tornar mais precisa a análise de crédito brasileiro”, respondeu a companhia.