Tecnologia

Procon notifica Mercado Livre (MELI34) por vazamento de dados de 300 mil usuários

09 mar 2022, 15:36 - atualizado em 10 mar 2022, 17:31
Mercado Livre
Maior plataforma de e-commerce da América Latina, Mercado Livre sofreu consequências do vazamento de dados até em suas ações (Imagem: Shutterstock/Alison Nunes Calazans)

Devido a falhas de segurança, o Mercado Livre (MELI34) teve dados de mais de 300 mil usuários vazados na última segunda-feira (7). Após o vazamento, o Procon-SP notificou a empresa solicitando informações sobre o episódio, como serviços comprometidos e possíveis danos aos consumidores.

Com a confirmação do incidente, o Mercado Livre garantiu que sua infraestrutura de dados não foi afetada, assim como informações financeiras, senhas de usuários, cartões de crédito ou débito.

A notificação enviada pelo Procon-SP na terça-feira (8) solicitou o detalhamento de quais foram os protocolos adotados pela companhia após os problemas de segurança digital.

Também foram requisitadas a quantidade de reclamações registradas nos canais de atendimento da empresa e o direcionamento delas. Os esclarecimentos deverão ser prestados até o dia 11 de março.

Ainda assim, as medidas emergenciais não foram o bastante para conter a queda de 13% nas ações da empresa na Bolsa de Valores nos últimos dias.

Após a confirmação oficial do vazamento, os papéis do Mercado Livre apresentaram baixa de 11% na segunda-feira e 4,5% na terça-feira.