Procon notifica Itaú (ITUB4) sobre falha no aplicativo; banco tem até segunda para responder
O Itaú Unibanco (ITUB4) recebeu nesta quinta-feira (3) uma notificação do Procon-SP para explicar sobre os problemas relatados por clientes envolvendo acesso a contas, transações não reconhecidas e erros em extratos.
O banco tem até segunda (7) para esclarecer quando constatou o problema, qual é a previsão para regularizar a situação, as providências e protocolos de segurança que foram implementados, se o banco de dados foi afetado e que tipo e informações foram comprometidas.
O Procon também solicitou esclarecimentos quanto a quais serviços de atendimento foram atingidos e quantos consumidores foram afetados, além de que tipo de transações e operações foram e ainda estão comprometidas, quais os impactos para o consumidor, quantas reclamações foram registradas nos canais da empresa e se esses consumidores estão sendo direcionados para canal específico de atendimento.
O Itaú deverá explicar como o consumidor poderá exercer seus direitos, como contestação de saques e pagamento de encargos por falta de pagamento de débito.
O Procon-SP quer que o Itaú comprove se adota medidas de segurança, técnicas e administrativas para proteger os dados pessoais de acessos não autorizados e de situações acidentais ou ilícitas de destruição, perda, alteração, comunicação ou qualquer forma de tratamento inadequado ou ilícito, conforme disposto no art. 46 da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
O banco deve dizer se nomeou um encarregado de dados e se realizou treinamento com os colaboradores sobre a aplicação da LGPD.
Para entender o que o consumidor pode fazer nesta situação, o Money Times ouviu as dicas de alguns especialistas, que também explicaram o que pode acontecer em casos de gastar um dinheiro que não é seu.