BusinessTimes

Procon notifica Heineken sobre recolhimento de garrafas com defeito

26 fev 2020, 14:50 - atualizado em 26 fev 2020, 14:51
Heineken Cervejas
A cervejaria deverá apresentar informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor, sobre quando e como foi detectado o problema e quais são as consequências do defeito para a saúde e a segurança dos consumidores (Imagem: Reuters/Issei Kato)

O Procon de São Paulo notificou a Heineken na última sexta-feira (21), pedindo esclarecimentos da empresa sobre o episódio envolvendo o recolhimento de garrafas com defeito.

O grupo Heineken no Brasil está fazendo uma campanha de recall voluntário, na qual informa ter constatado alteração em garrafas de lotes específicos long neck 330ml, que podem soltar lascas de vidro no momento da abertura.

“Não se trata de uma campanha voluntária, mas de um recall, chamada obrigatória prevista em lei que tem como objetivo preservar a segurança e saúde dos consumidores. A Heineken precisa cumprir etapas de divulgação e, em vez de ensinar o consumidor a abrir a garrafa sem se cortar, deve anunciar o recolhimento dos produtos alterados”, afirma Fernando Capez, diretor executivo do órgão.

De acordo com o Procon, a cervejaria deverá apresentar informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor, como e quando foi detectado o problema e quais são as consequências do defeito para a saúde e a segurança das pessoas.

Juntamente, será preciso fazer o detalhamento do produto afetado, do período inicial da fabricação até o final, bem como mencionar a quantidade de garrafas distribuídas no país e comprovar anúncios publicitários veiculados em todos os meios de comunicação. Os procedimentos adotados junto aos consumidores para a reparação do defeito também deverão ser reportados.

A empresa tem sete dias para responder à notificação.