Procon multa Decolar por diferenciar preços por regiões
A Decolar foi multada em mais de R$ 1 milhão nesta quarta-feira (23) pelo Procon-SP. De acordo com o órgão, a empresa de serviços turísticos desrespeitou os direitos do consumidor ao cobrar diferentes preços para os mesmos serviços se baseando na localização geográfica do cliente.
O Procon considerou que esta ação configura discriminação em razão do perfil do consumidor e desrespeita o artigo 39 do Código de Defesa do Consumidor (CDC).
Além disso, a empresa também infringiu regras ao declarar em contrato que não tem responsabilidade por sua prestação de serviços e qualidade dos mesmos, se caracterizando apenas como intermediária no processo.
“Quando o consumidor contrata os serviços da Decolar o faz pela confiança que deposita na marca, na certeza de que irá usufruir dos serviços e de que esses serão executados conforme a oferta feita pela empresa. A atitude de esquivar-se da responsabilidade é incorreta e fere a lei” de acordo com o chefe de gabinete do Procon-SP, Guilherme Farid.
Confira o posicionamento da Decolar.com:
“A Decolar esclarece que não pratica e jamais realizou práticas abusivas para seus consumidores. A companhia informa que trabalha com total transparência e, principalmente, em conformidade com a legislação do país. Sobre a decisão do Procon, a companhia irá recorrer à decisão”, afirmou a empresa.