Processo seletivo: 8 dicas essenciais para RHs, recrutadores e candidatos para o match perfeito
Mãos suadas, frio na barriga e não saber o que dizer. Muitas vezes uma entrevista de emprego mais parece um primeiro encontro. Reunimos oito dicas da especialista da Vagas.com para tornar o processo seletivo mais tranquilo e certeiro.
Relacionamento saudável
Para fazer o “match perfeito” acontecer é importante que o processo de contratação siga alguns preceitos básicos, como transparência na divulgação da vaga, processo seletivo mais curto e retorno aos candidatos participantes.
Do lado dos profissionais, muitos cometem erros que podem eliminá-los de um processo seletivo ainda nas primeiras etapas.
A especialista em marketing da Vagas.com, Isabela Serpa, destaca que a empresa pode aperfeiçoar a descrição das oportunidades e selecionar melhor as avaliações que farão parte do processo seletivo para reduzir custos e preencher a vaga em menos tempo.
Processo seletivo: Dicas para as empresas
A especialista lista quatro dicas para auxiliar os RHs e recrutadores nos processos seletivos, confira:
1 – Construa boas descrições de vagas
Uma boa descrição da posição é fundamental para atrair os candidatos certos. Quais são as responsabilidades do profissional? Que habilidades são requisitos mínimos e o que é desejável? Que competências comportamentais são importantes para a função?
Vale conversar com a pessoa responsável pela área que está contratando para entender as necessidades. E também é possível conferir um entre os 100 modelos de descrição gratuitos disponíveis no Vagas For Business.
2 – Crie e mantenha atualizada a página de carreira da sua empresa
Um anúncio bem escrito já ajuda bastante na seleção dos candidatos apropriados para a vaga.
Mas sabe quando o RH pesquisa as referências que estão no currículo e olha o portfólio? O candidato também pode querer saber mais sobre as carreiras e informações sobre a sua empresa.
Quais são as vantagens para o profissional que você quer atrair? Como é a experiência de trabalho na companhia?
3 – Testes ajudam, mas cuidado com a quantidade
Aplicar testes e avaliações é muito importante para identificar os candidatos mais aderentes ao perfil da vaga. Mas uma reclamação comum nas redes é sobre o excesso de atividades necessárias para o processo seletivo.
Na hora de escolher os testes, pense na experiência dos candidatos e nas avaliações que vão testar as habilidades essenciais para a vaga que será ocupada.
4 – Destaque os benefícios
Além de um ambiente acolhedor e produtivo, a atração de talentos exige bons pacotes de benefícios.
Em um cenário de transformações profundas, auxílios de alimentação e plano de saúde têm seu valor, mas é preciso pensar na experiência do colaborador.
O trabalho será remoto? Há algum tipo de auxílio? E a folga no aniversário? É melhor investir em convênio com academias ou oferecer um vale-cultura? Troque com colegas e veja o que está em alta no setor de benefícios.
Entrevista de emprego: Dicas para os candidatos
Para os candidatos Isabela indica que informações corretas, postura e linguagem objetiva são essenciais para candidaturas mais próximas das vagas desejadas. Veja todas as dicas:
1 – O currículo é sua primeira apresentação
Preencha seu currículo com as informações corretas (importante revisar), atualizadas e com as palavras-chave daquela vaga. São elas que o recrutador vai utilizar para fazer a primeira filtragem.
É importante colocar informações essenciais, como a formação e experiências mais importantes.
2 – Testes e avaliações
Os testes aparecem em diferentes momentos do processo seletivo.
No início, podem eliminar currículos durante a triagem. Em diversas vezes, são utilizados para desempatar uma seleção para a vaga.
Não importa o momento: separe tempo para cumpri-los com foco e dedicação.
3 – Primeiros contatos: atenção com a linguagem
Se a empresa quiser conhecer você brevemente antes de uma entrevista, lembre-se de manter a postura.
Utilize uma linguagem clara e objetiva, revise os textos de e-mail ou mensagens de texto e mostre entusiasmo. Mas vale ter cuidado com emojis ou figurinhas, por exemplo. Afinal, é um contato profissional.
4 – Hora da entrevista
Nesta etapa, a empresa já conhece um pouco da sua experiência e da sua formação.
O entrevistador quer conhecer um pouco mais sobre você, suas inspirações e habilidades necessárias para a vaga, incluindo as comportamentais.
Escute antes de falar, explique de forma objetiva e não minta: se não estiver confiante sobre um tema, seja transparente. Pontualidade e postura são essenciais, seja ao vivo ou por videoconferência.
Receba as principais notícias de Carreira!
Cadastre-se gratuitamente na newsletter de Carreira do Money Times e receba, todo domingo, uma seleção das melhores matérias da semana para você conquistar o sucesso profissional, melhorando suas competências, antecipando-se às tendências de mercado e monitorando as áreas mais promissoras. Clique aqui para se cadastrar.