BusinessTimes

Processadora de pagamentos Stripe está em negociações avançadas para captar US$ 4 bi, diz Reuters

24 fev 2023, 15:38 - atualizado em 24 fev 2023, 15:39
Stripe
A Stripe, que pretende se tornar lucrativa antes de listar suas ações nas bolsas de valores, está levantando capital porque precisa cobrir uma grande carga tributária (Imagem: REUTERS/Dado Ruvic)

A processadora de pagamentos digitais Stripe está perto de levantar 4 bilhões de dólares em capital novo, que pode avaliar a empresa em cerca de 55 bilhões de dólares, disseram fontes familiarizadas com o assunto.

O mais recente aumento de capital de investidores, incluindo a Thrive Capital, pode ser a maior rodada de financiamento privado na memória recente, mas marca um declínio acentuado na avaliação da fintech, avaliada em 95 bilhões de dólares no início de 2021.

A rodada pode ser concluída até o final de março, disseram as fontes, alertando que o número-alvo ainda pode ficar abaixo disso.

Também é improvável que a Stripe lance uma oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) este ano, já que essa última captação pode cobrir uma conta de impostos futura, e eles precisam encontrar um substituto para Dhivya Suryadevara, sua diretora financeira que anunciou sua saída no início deste mês, disseram as fontes.

A empresa já recorreu aos bancos de investimento Goldman Sachs e JPMorgan Chase para ajudar com sua mais recente captação de fundos e para liderar seus preparativos para um IPO eventualmente.

  • Entre para o Telegram do Money Times!
    Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!

A Stripe, que pretende se tornar lucrativa antes de listar suas ações nas bolsas de valores, está levantando capital porque precisa cobrir uma grande carga tributária associada a unidades de ações restritas (RSUs) de funcionários que devem expirar em breve, disseram as fontes.

O Goldman Sachs também está criando veículos de investimento para fins especiais para oferecer aos clientes da área de wealth management oportunidades de investir na Stripe, disse uma das fontes. A Bloomberg noticiou pela primeira vez a oferta do Goldman na quinta-feira.

Stripe e Goldman Sachs se recusaram a comentar.

Fundada em 2010 pelos irmãos irlandeses Patrick e John Collison, a Stripe desenvolve soluções de software de pagamento que permitem aos comerciantes aceitar pagamentos digitais em diferentes moedas.

A empresa processou cerca de 14,4 bilhões de dólares em receita bruta em 2022, em comparação com cerca de 11,7 bilhões de dólares em 2021, disseram as fontes citadas acima.