Resultados

Prio (PRIO3): XP projeta tombo no lucro do 3T24; 3 fatores devem prejudicar empresa

01 nov 2024, 18:39 - atualizado em 01 nov 2024, 18:39
PRIO
(Imagem: Reprodução/Prio)

Menor produção, vendas e preço do Brent fazem XP projetar resultados fracos para a Prio (PRIO3) no terceiro trimestre, de acordo com relatório divulgado.

A empresa divulgará seus resultados do terceiro trimestre no dia 5 de novembro.

Segundo projeção da corretora, o lucro líquido da empresa deve ter queda de 45% em relação ao trimestre anterior, estimado em U$ 147 milhões.

Já receita líquida foi projetada para U$ 510 milhões, 30% menor no trimestre e 38% em relação ao ano anterior.

Enquanto isso, o Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) é estimado em U$ 356 milhões, 36% menor em relação ao trimestre anterior e 38% em relação ao ano anterior.

A produção da companhia – cerca de 70 mil barris equivalentes por dia, já divulgadas previamente – ficou abaixo das expectativas da corretora, com uma queda de cerca de 22% em relação ao trimestre anterior, devido à paralisação de três poços e manutenção na linha de offtake (venda e carregamento) realizada em setembro.

Já para os offtakes, foi visto uma diminuição de 24% em relação ao trimestre anterior, ainda mais do que a produção, devido a um estoque líquido no 2T24.

Os preços médios do Brent no trimestre também sofreram queda de 5% em relação ao trimestre anterior.

Ademais, a corretora reitera que o preço de referência da PRIO deve cair ainda mais – cerca de 8% – em relação ao trimestre anterior – com base no volume comercializado em cada mês.

Apesar disso, a XP prevê pequenas melhorias de curto prazo, com a reativação de poços parados e ganhos na reativação de poços parados que podem acrescentar cerca de 4-6 mil barris equivalentes por dia para sua produção.

Ainda que os resultados não sejam os melhores, a XP pondera que as quedas são substanciais e não representativas dos resultados futuros.

Estudante de jornalismo na FAAP, cobre Mercados e Internacional.
raquel.lauren@moneytimes.com.br
Estudante de jornalismo na FAAP, cobre Mercados e Internacional.