BusinessTimes

PRIO (PRIO3) fecha memorando para comprar Dommo (DMMO3); operação envolve troca de ações

01 set 2022, 19:39 - atualizado em 01 set 2022, 20:31
Campo de Frade, PetroRio PRIO
Para cada ação ordinária da Dommo, os acionistas vão receber 0,05 ação ordinária da PRIO (Imagem: Divulgação/PRIO)

A PRIO, antiga PetroRio, celebrou memorando com a Prisma Capital, controladora da Dommo (DMMO3), para a compra da petroleira que pertenceu ao empresário Eike Batista, mostra comunicado enviado ao mercado nesta quinta-feira (01).

O negócio envolve a troca de ações. Para cada ação ordinária da Dommo, os acionistas vão receber 0,05 ação ordinária da PRIO ou R$ 1,85, um prêmio de 6% sobre o fechamento do último pregão.

Os papéis da Dommo fecharam negociados a R$ 1,74.

Segundo a Dommo, deverá haver entrega a seus acionistas de papéis preferenciais obrigatoriamente resgatáveis em ações de emissão da PRIO (ações PNA), de forma que a companhia de energia se tornará uma subsidiária integral da empresa incorporadora.

Além disso, o acordo prevê que pelo prazo de seis meses a Prisma se compromete a conceder à PRIO exclusividade na negociação e realização da transação.

A operação também terá que ser aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE).

Atualmente, a Dommo possui o direito de 5% da receita produzida dos campos de Polvo e Tubarão Martelo, localizado no sul da Bacia de Campos, e no qual a PRIO possui participação. Atualmente, o campo produz cerca de 17,5 mil barris de óleo por dia e passará por mais uma campanha de revitalização no futuro.

Novela Dommo e PRIO

Ativa Investimentos avalia que a compra da PRIO era esperada pelo mercado. Para a equipe de analistas, a operação pode ser positiva, caso os créditos tributários superem os valores pagos efetivamente.

A ação da Dommo é um dos destaques do ano, com disparada de 224%, puxada justamente pela expectativa de venda da companhia.

Um gestor ouvido pelo Money Times e com posição em Prio, no entanto, afirma que a operação “não é muito relevante” para a petroleira de Nelson Tanure, justamente por se tratar de crédito fiscal.

Disparada no ano

A Dommo é um das principais altas da Bolsa brasileira neste ano, considerando não só o Ibovespa, com ganhos de mais de 200%. 

No entanto, não há fundamento para a escalada das ações da petroleira e o investimento em uma ação como essa configura, na prática, em uma aposta, alertaram em junho analistas ouvidos pelo Money Times.

Desde 2018, o valor das obrigações da Dommo é maior que a dos seus ativos. A empresa não tem caixa para investir na exploração de petróleo, mas ainda detém a participação de 20% na concessão do campo de Tubarão Martelo.

Com isso, as ações da antiga OGX ficam sensíveis às notícias que indiquem uma perspectiva de compra da própria companhia ou de eventuais parcerias que tragam capital para a empresa que possibilitaria a geração de caixa, explicaram analistas.

Siga o Money Times no Facebook!

Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Siga agora a página do Money Times no Facebook!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar