Príncipe herdeiro saudita aprova iniciar IPO da Aramco no domingo, dizem fontes
O príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, concordou nesta sexta-feira que a oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês) da petroleira estatal Aramco seja anunciada no domingo, disseram à Reuters cinco fontes familiarizadas com o assunto.
A maior empresa do setor petrolífero do mundo irá anunciar em 3 de novembro sua intenção de colocar ações no mercado, de acordo com as fontes.
“O príncipe herdeiro finalmente deu o sinal verde”, disse uma das fontes.
A Aramco recusou-se a comentar.
Membros da Saudi Aramco e assessores realizaram reuniões com investidores nos últimos dias, em uma tentativa de atingir uma avaliação o mais próximo possível de sua meta de 2 trilhões de dólares antes do aguardado anúncio da listagem no domingo, segundo as fontes.
Na noite desta sexta-feira, o governo saudita realizou a reunião final para definir a continuidade da listagem.
Para atingir 2 trilhões de dólares, maior IPO da história, Riad precisa que a oferta inicial de uma fatia de 1% a 2% da empresa no mercado acionário saudita levante ao menos de 20 bilhões a 40 bilhões de dólares.
A listagem da Aramco está no centro do plano do príncipe herdeiro para agitar a economia saudita e diversificá-la para além do petróleo, mas desde que a intenção foi inicialmente mencionada, em 2016, houve uma série de adiamentos.
O príncipe Mohammed deseja eventualmente listar um total de 5% da empresa. Uma venda internacional deve ocorrer após o IPO doméstico.