Principal autoridade de política para China do Departamento do Estado dos EUA renunciará, diz Reuters
A principal autoridade de políticas relacionadas à China do Departamento do Estado dos EUA, Rick Waters, deve deixar o seu cargo, quatro fontes com conhecimento do assunto disseram à Reuters, em um momento de relações frágeis entre Washington e Pequim.
Waters, vice-secretário assistente do Estado para China e Taiwan, que lidera a divisão de política Casa Chinesa, recentemente criada pelo departamento, anunciou a intenção de renunciar ao seu cargo em uma reunião com funcionários nesta quarta-feira, de acordo com as quatro fontes.
Waters pretende continuar no departamento, disse uma das fontes.
O Departamento de Estado e Waters não responderam ao pedido da Reuters por comentário em um primeiro momento. O anúncio de Waters foi publicado inicialmente pela Bloomberg.
A Reuters publicou duas semanas atrás que o Departamento de Estado adiou sanções relacionadas a direitos humanos, controles de exportações e outras medidas sensíveis para tentar limitar os danos às relações entre EUA e China, após um suposto balão espião chinês invadir os EUA em fevereiro.
A reportagem fazia referência a um e-mail que Waters enviou aos funcionários com instruções para adiar algumas ações para que o departamento pudesse focar em uma “resposta simétrica e calibrada” ao balão.
As relações entre as duas maiores economias do mundo estão em seu pior momento em décadas, segundo muitos analistas, com os rivais em conflito por questões que vão de Taiwan ao comércio.