Saúde

Primeiro caso de varíola dos macacos é confirmado no Brasil, em São Paulo

08 jun 2022, 15:46 - atualizado em 08 jun 2022, 15:46
Varíola dos macacos
Paciente havia retornado de uma viagem da Espanha, na Europa, há pouco tempo (Imagem: Cynthia S. Goldsmith/CDC)

O primeiro caso de varíola dos macacos foi confirmado no Brasil nesta quarta-feira (8). Segundo a Prefeitura de São Paulo, trata-se de um homem de 41 anos que retornou recentemente de uma viagem a Espanha e já se encontra em isolamento no Hospital Emílio Ribas.

Até o momento, nenhum outro caso da doença foi confirmado no país. Segundo notas divulgadas pelo Centro de Vigilância Epidemiológica de São Paulo e pelo Ministério da Saúde, cerca de oitos suspeitas estão sendo monitoradas nos estados do Ceará, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Rondônia, São Paulo e Santa Catarina.

Além dos casos suspeitos, as famílias e comunidades locais dos pacientes também estão sendo acompanhadas pelas equipes municipais de vigilância em saúde. Em declaração, o ministério afirmou que “a investigação dos casos está em andamento e será feita coleta para análise laboratorial”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Transmissão e cuidados

A varíola dos macacos pode ser transmitida através do contato com gotículas contaminadas expelidas por pessoas ou animais infectados. O contato com lesões de pele e materiais contaminados também pode ser um foco transmissor da doença.

Segundo os pesquisadores, a melhor forma de prevenção, assim como nos casos de Covid-19, é o distanciamento social, uso de máscaras e higienização recorrente e adequada das mãos com água e sabão. Além disso, é importante evitar o compartilhamento de objetos de uso pessoal.

No final do mês de março, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu uma nota defendendo o uso de medidas de proteção em locais de grande circulação, como aeroportos, aviões e transportes públicos.

Até o momento, a maioria dos casos confirmados, segundo a OMS, se concentram em países da Europa. Reino Unido, Espanha e França concentram, juntos, cerca de 630 casos confirmados.

Entre para o nosso Telegram!

Faça parte do grupo do Money Times no Telegram. Você acessa as notícias em tempo real e ainda pode participar de discussões relacionadas aos principais temas do Brasil e mundo. Entre agora para o nosso grupo no Telegram!