Internacional

Primeira-ministra britânica, Liz Truss, renuncia ao cargo

20 out 2022, 9:59 - atualizado em 20 out 2022, 10:05
Liz Truss
(Imagem: Facebook/Liz Truss)

A primeira-ministra britânica Liz Truss renunciou ao cargo, nesta quinta-feira (20), após 44 dias no governo.

Truss, que substituiu o Boris Johnson, já vinha sofrendo pressão por causa do seu polêmico plano econômico, que previa um amplo corte de impostos, além de um empréstimo bilionário para cobrir o rombo nas contas públicas. Ela assumiu o cargo em um momento crítico, no qual a inflação no Reino Unido ultrapassa os 10%.

O plano de Truss foi mal aceito pelo mercado e levou a quedas da libra esterlina e ativos britânicos.

“À medida que o governo da PM Truss implode ainda mais, obviamente há um golpe político em curso. Sejamos claros, já que o thatcherismo infundado era uma solução proposta para os problemas estruturais do Reino Unido, pelo menos Truss estava tentando algo. O que temos agora é um retorno ao fracasso institucional tecnocrático garantido – porque era isso que todos concordamos que tínhamos antes do Covid”, disse Michael Every, estrategista global do Rabobank, em relatório.

A premier também teve duas perdas recentes no governo: o ministro das Finanças, Kwasi Kwarteng, foi demitido e Suella Braverman, ministra do Interior, renunciou.

Em pronunciamento, a primeira-ministra afirmou disse que já informou sua renúncia ao rei Charles III. Ela é a terceira líder do Reino Unido consecutiva a renunciar e a que menos tempo ficou no cargo, além de ser a última a ter contato com a Rainha Elizabeth II.

Em seu discurso de renúncia, Truss disse que o Partido Conservador deve eleger um novo líder e premiê no prazo de uma semana.

“Isso garantirá que continuemos no caminho para entregar nossos planos fiscais e manter a estabilidade econômica e a segurança nacional de nosso país. Permanecerei como primeira-ministra até que um sucessor seja escolhido”, afirmou.

Prêmio Os + Admirados da Imprensa!

O Money Times é finalista em duas categorias do Prêmio Os + Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças. O site concorre na categoria Canais Digitais e com o jornalista Renan Dantas na categoria Jornalistas Mais Admirados. Deixe seu voto aqui!