Primeira estação espacial privada já está em construção pela Axiom; veja fotos
A chegada dos quatro astronautas da Axiom Space à Estação Espacial Internacional, na manhã deste sábado (9), é apenas o primeiro passo de um projeto ambicioso: a construção da primeira estação espacial com fins comerciais, completamente financiada, projetada, construída e operada por empresas privadas.
A construção dos componentes e módulos da estação espacial da Axiom já está a todo vapor. O objetivo da empresa é lançar o primeiro módulo na órbita terrestre em 2024. A partir daí, sucessivas missões completarão a estrutura até 2028.
Ao contrário da barafunda de fios, cabos, painéis e instrumentos que compõem as acomodações da Estação Espacial Internacional, em que tudo é projetado para otimizar as experiências científicas e o conforto é um item supérfluo, o projeto da estação da Axiom contará com toques de sofisticação.
Seu interior é assinado por um dos maiores designers do mundo, o francês Philippe Starck, que recorreu ao conceito de “liberdade por todos os lados” para projetar as acomodações da tripulação.
Estação da Axiom quer inovar em medicina e tecnologia
Mas a estação espacial não é apenas um projeto de diletantes, e estará longe de ser apenas um destino turístico exótico para endinheirados. Como toda empresa privada, a Axiom tem objetivos bem definidos para sua exploração: o desenvolvimento de inovações que são difíceis de se obter na superfície da Terra, devido aos efeitos da gravidade.
Entre as possibilidades citadas pela companhia, estão avanços na tecnologia de impressão 3D de tecidos e órgãos humanos, o desenvolvimento de novas ligas e superligas metálicas, e de proteínas capazes de estruturar vasos sanguíneos e músculos.
Veja, a seguir, como será a primeira estação espacial comercial da história, construída pela Axiom Space.
Avanços: entre as inovações que serão possíveis, segundo a Axiom, estão a impressão 3D de órgãos e tecidos humanos (Imagem: Divulgação/Axiom Space)