Previdência Privada

Previdência privada: Ricardo Tunchel dá dicas para evitar enrascadas e blindar sua aposentadoria

08 dez 2021, 7:05 - atualizado em 08 dez 2021, 6:32
Ricardo Tunchel
O especialista em investimentos e planejamento financeiro, Ricardo Tunchel, indica os melhores caminhos para a previdência privada no Brasil (Imagem: Divulgação)

A previdência privada é uma grande aliada para o futuro de um ser humano, porque com ela é possível guardar para si um montante expressivo para usufruir em uma fase de vida onde não se pode mais produzir recursos como na juventude, por exemplo.

De acordo com o especialista e fundador da P$IM Consultório Financeiro, Ricardo Tunchel — mais conhecido como Tutu — a previdência privada é um dos únicos caminhos para que se tenha garantias no futuro.

Um dos principais pontos a serem levados em consideração quando se fala de previdência privada, conforme Tutu, é que a expectativa de vida do brasileiro aumentou consideravelmente nos últimos anos.

Conforme as últimas atualizações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por exemplo, a população do Brasil está vivendo mais que 80 anos e já se fala em 4ª idade.

“Nossos cidadãos estão vivendo de duas maneiras: com saúde ou acamados e isso gera custos para qualquer ser humano”, reforça Tutu.

Segundo ele, é essencial que o brasileiro seja previdente e deixe de ser tão imediatista.

“O povo brasileiro acaba levando as coisas sem planejamento, muitos falam que lá na frente vão conseguir se ajustar e acabam não tendo a responsabilidade de fazer por si. Se traçarmos isso em larga escala, ou seja, se todos hoje começassem a guardar recursos para si, buscando garantias para a 4ª idade, nós estaremos colaborando com o nosso País, com o INSS”, destaca Tutu.

Nesse sentido, nós estaremos deixando o estado com a sua saúde financeira mais equilibrada e, consequentemente, mais preparado para que consiga manter os nossos cidadãos lá na frente com recursos.

“Ao invés de apontarmos para os governos, sendo totalmente imparcial, as pessoas devem apontar para si mesmas e precisam parar para pensar o que têm feito pelo próximo, pelo estado de forma efetiva para se ter um lugar financeiramente mais atrativo no futuro, o que exige planejamento”, reitera.

Se todos começassem hoje a guardar um pouco da própria receita, vamos conseguir colaborar para um INSS saudável lá na frente.

“Então a previdência privada, que hoje pouco se fala e pouco se investe – pois se fala muito em investimentos de curto e médio prazo – é uma ferramenta financeira que merece a nossa atenção”, pontua Tutu.

“A previdência privada, hoje, é distribuída não só por bancos que gerenciam empréstimos, mas também por seguradoras com fundos previdenciários extremamente mais atrativos do que bancos”, comenta Tutu.

Dessa forma, a seguradora – que não gerencia o empréstimo, mas sim o risco — pode oferecer opções financeiras e administrativas muito mais atrativas do que os bancos, por exemplo.

“Para aqueles que buscam a previdência privada, sugiro que busquem primeiro uma corretora independente, onde será atendida por um especialista e poderá encontrar opções relacionadas às melhores seguradoras, tanto no mercado nacional, quanto no mercado internacional e que possuem fundos previdenciários atuais, com taxas de administração menores e com alternativas de carteiras previdenciárias diversificadas”, assinala Tutu.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar