Previdência: Investidores terão até dia 30 de dezembro para conseguir dedução do IR
Fim de ano com o 13º salário é o momento propício para colocar as contas em dia, inclusive para fazer aportes na aposentadoria. Por isso, é importante se atentar pois os investidores têm até dia 30 de dezembro para aplicar seu dinheiro na previdência privada e receber desconto de até 12% no Imposto de Renda de 2025.
No entanto, o benefício só é válido para aqueles que contribuem com a previdência pública, que fazem declaração do IR pelo modelo completo e que colocam seu dinheiro em Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL).
O desconto do IR será realizado sobre a base de renda tributável pela Receita Federal. Portanto, o valor que for investido em um PGBL poderá ser descontado da base de cálculo de cobrança do Imposto de Renda, com o limite de 12% do total.
É importante lembrar que esta “manobra” apenas posterga o pagamento do imposto para o momento do resgate, o que proporciona para o investidor uma oportunidade de acumulo maior de capital para rentabilizar ao longo do tempo. Portanto, não pode ser considerado uma isenção fiscal.
O que é PGBL?
O PGBL, sigla para Plano Gerador de Benefício Livre, é uma categoria de previdência privada que existe no Brasil em que o Imposto de Renda recai sobre o valor total acumulado no momento do resgate.
A previdência privada é adquirida por aqueles que têm o objetivo de juntar recursos ao longo do tempo, para completar a renda na aposentadoria do INSS, ou, para ser fonte de renda unitária no momento de parar de trabalhar.