Prévia da inflação de novembro deve subir mais de 0,50%; o que esperar do IPCA-15
Na quinta-feira (24), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga a prévia da inflação de novembro. A expectativa do mercado é que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15) suba, deixando a onda de deflação para trás de vez.
Para este mês, a Mirae Asset projeta uma alta de 0,50%. Com isso, o acumulado do ano ficaria em 6,15%. Já o grupo UBS prevê uma alta mensal de 0,55% no IPCA-15 e de 6,2% na basa anual.
Os economistas do Goldman Sachs estão um pouco mais pessimistas, prevendo uma alta de 0,56% na prévia de novembro e 6,21% no acumulado de 12 meses.
Em outubro, o IPCA-15 registou alta de 0,16% após dois meses de quedas. As baixas de 0,73% em agosto e 0,37% em setembro foram puxadas pelas medidas do governo de controle dos preços dos combustíveis e energia elétrica.
No entanto, o impacto da redução do ICMS já perdeu força, tanto que a inflação cheia do mês passado avançou 0,59% – acima das expectativas de alta de 0,49%.
Siga o Money Times no Facebook!
Conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Clique aqui e comece a seguir a página do Money Times no Facebook!