ImóvelTimes

Pressão nos custos e juros deixam 3T22 mais desafiador para construção civil

20 out 2022, 13:55 - atualizado em 20 out 2022, 13:55
Imóveis Prédios Construção
Construção civil deve reportar números mistos no trimestre, com destaque para MRV e Eztec (Imagem: Unsplash/Dianamia)

O setor de construção civil deve registrar um trimestre desafiador de julho a setembro, diz a Ativa Investimentos, com a pressão de custos ainda deve pesando nos resultados das empresas.

Para os analistas Pedro Serra e Tadeu Lourenço, os números do terceiro trimestre devem ser mistos, considerando MRV (MRVE3) e Eztec (EZTC3), empresas do setor que fazem parte da cobertura da casa de análises.

O que prévias de construção civil mostraram?

Segundo eles, as prévias operacionais mostraram lançamentos e vendas líquidas modestos no segmento baixa renda, enquanto os de média e alta renda exibiram números consistentes, com construtoras preservando seus estoques.

Sobre os custos, os analistas dizem que o trimestre ainda será marcado por custos assíduos, mesmo com o arrefecimento do ambiente inflacionário, beneficiando os custos de construção, especialmente para o segmento baixa renda.

“Estimamos que algumas construtoras irão manter suas margens. Vemos a Eztec com melhor resultado, enquanto a MRV terá um desempenho difuso”, comentam.

Impacto do CVA

Os analistas observaram nas prévias de construtoras de baixa renda a continuidade de um possível e latente aumento do preço médio por unidade depois da última atualização do programa Casa Verde e Amarela (CVA).

Eles veem que não devem ocorrer mudanças relevantes no programa CVA visto a capacidade limitada de financiamento do FGTS e a relevância do programa no aspecto social, como um dos principais pilares da geração de empregos no país.

MRV

A equipe da Ativa reitera um impacto negativo no volume de vendas no segmento CVA da MRV, compensado por aumento de preço médio dos produtos vendidos.

Os custos e as despesas da construtora mineira devem seguir pressionados pela inflação, mantendo margens baixas, em linha com o trimestre anterior. Por outro lado, a taxa de juros mais alta deverá ocasionar maior despesa financeira.

Já a subsidiária norte-americana Resia (ex-AHS) deve apresentar bons números, diz a Ativa.

Eztec

Para a Eztec, os analistas projetam um resultado diferente do trimestre anterior, considerando a desaceleração de vendas e de lançamentos na comparação com o mesmo período de 2021. Eles ainda destacam  que o financiamento imobiliário a atuais taxas de juros pode ser mais árduo para as construtoras de médio e alto padrão.

“Entretanto, esperamos uma maior posição líquida de caixa para a Eztec”, dizem.

Prêmio Os + Admirados da Imprensa!

O Money Times é finalista em duas categorias do Prêmio Os + Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças. O site concorre na categoria Canais Digitais e com o jornalista Renan Dantas na categoria Jornalistas Mais Admirados. Deixe seu voto aqui!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Repórter
Jornalista mineira com experiência em TV, rádio, agência de notícias e sites na cobertura de mercado financeiro, empresas, agronegócio e entretenimento. Antes do Money Times, passou pelo Valor Econômico, Agência CMA, Canal Rural, RIT TV e outros.
flavya.pereira@moneytimes.com.br
Linkedin
Jornalista mineira com experiência em TV, rádio, agência de notícias e sites na cobertura de mercado financeiro, empresas, agronegócio e entretenimento. Antes do Money Times, passou pelo Valor Econômico, Agência CMA, Canal Rural, RIT TV e outros.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar