Internacional

Presidente do México promete tarifas aos EUA, em retaliação ao ‘tarifaço’ de Trump

02 fev 2025, 15:48 - atualizado em 02 fev 2025, 15:48
trump eua estados unidos tarifas méxico Claudia Sheinbaum
(Imagem: REUTERS/Henry Romero)

A presidente do México, Claudia Sheinbaum, prometeu neste domingo (2) implementar tarifas aos Estados Unidos (EUA), em resposta ao “tarifaço” de Donald Trump.

“Instruí o Secretário de Economia a implementar o Plano B no qual estamos trabalhando, que inclui medidas tarifárias e não tarifárias em defesa dos interesses do México”, disse na rede social X, antigo Twitter.

Sheinbaum afirmou: “Os problemas não se resolvem impondo tarifas, mas sim conversando e dialogando, como fizemos nas últimas semanas com o seu Departamento de Estado para abordar o fenômeno da migração; no nosso caso, com respeito aos direitos humanos”.

A presidente mexicana também negou as acusações de que o governo mexicano teria alianças com organizações criminosas.

“Se os Estados Unidos querem combater os grupos criminosos que traficam drogas e geram violência, devemos trabalhar juntos de forma integrada, mas sempre sob os princípios da responsabilidade compartilhada, da confiança mútua, da colaboração e, acima de tudo, do respeito à soberania, que é não é negociável”, afirmou. “Coordenação sim; subordinação, não”.

Sheinbaum propôs a criação de um grupo de trabalho com as equipes de saúde pública e segurança de ambos os países para lidar com a situação.

‘Tarifaço’ de Trump

O presidente dos EUA determinou no sábado (1) a imposição de tarifas de 25% sobre as importações canadenses e mexicanas e de 10% sobre os produtos da China a partir de terça-feira (4), para atender a uma emergência nacional sobre o fentanil e a entrada de estrangeiros ilegais no país, disseram autoridades da Casa Branca.

Produtos do setor de energia do Canadá terão apenas uma tarifa de 10%, mas as importações mexicanas de energia serão cobradas em 25%, disseram as autoridades a jornalistas.

Trump declarou emergência nacional sob a Lei de Poderes Econômicos de Emergência Internacional, o que permite amplos poderes para lidar com crises, para autorizar as tarifas.

Autoridades da Casa Branca disseram que não haverá exclusões das tarifas.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Editora-assistente
Editora-assistente no Money Times e graduada em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Entrou para a área de finanças e investimentos em 2021.
giovana.leal@moneytimes.com.br
Linkedin
Editora-assistente no Money Times e graduada em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Entrou para a área de finanças e investimentos em 2021.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar