CryptoTimes

Presidente do Irã propõe criptomoeda como alternativa ao dólar

20 dez 2019, 9:16 - atualizado em 28 fev 2020, 23:06
Hassan Rouhani, presidente do Irã, acredita que a tecnologia das criptomoedas pode ajudar os países a fazer negociações sem sofrerem sanção dos EUA (Imagem: NBC News/Youtube)

Em um anúncio durante uma conferência islâmica na Malásia, o presidente do Irã Hassan Rouhani propôs a criação de uma criptomoeda para reduzir a dependência no dólar americano no comércio internacional.

Rouhani argumentou que nações muçulmanas devem intensificar a cooperação financeira e comercial para combater a hegemonia econômica dos EUA, assegurando que as sanções econômicas são “as ferramentas principais da hegemonia dominante e intimidação [de outras nações]”.

A proposta foi após um recente planejamento anunciado pelo BRICS criam um “sistema de pagamento unificado que combina transações em uma única criptomoeda”.

Notavelmente o grupo também está “explorando uma alternativa ao mecanismo de pagamento SWIFT, dominado pelos EUA, em uma tentativa de suavizar a negociação entre países que sofrem sanções”.

Agora existem vários anúncios de criptoativos governamentais já que os governos estão se dando conta da oportunidade para reorganizar a ordem econômica prevalente usando tecnologias inspirada em criptoativos.

messari@moneytimes.com.br