CryptoTimes

Presidente do Fed pede estrutura legislativa sobre cripto para evitar uso ilícito

02 mar 2022, 16:24 - atualizado em 02 mar 2022, 16:24
Jerome Powell Federal Reserve2
O presidente do Fed, Jerome Powell, reiterou sua posição sobre regulamentar criptomoedas (Imagem: Kevin Dietsch/Pool via Reuters/File Photo)

Em seu depoimento hoje ao Congresso dos Estados Unidos, Jerome Powell, presidente do Federal Reserve — o banco central do país — reiterou sua opinião sobre a crescente necessidade de regulamentar criptomoedas, referindo-se também ao uso destas pela Rússia, na tentativa de desviar de sanções internacionais.

Powell disse que os recentes conflitos na Ucrânia “destacaram a necessidade de uma ação do Congresso sobre finanças digitais, incluindo criptomoedas”.

Quando questionado sobre como a Rússia pode estar usando cripto para evadir as sanções impostas, Powell disse que “nós temos essa crescente indústria que tem muitas partes, e ela não tem o tipo de estrutura regulatória que precisa ter”.

O presidente do Fed acrescentou que a instituição “fornece o suporte técnico. Nós implementamos essas sanções e garantimos que os bancos as cumpram. Mas, não somos nós que tomamos as decisões sobre as sanções. Essas decisões são feitas no nível do governo eleito, não no nível do Fed”.

Alguns países do Ocidente, além de aliados como o Japão e a Coreia do Sul, suspenderam o acesso da Rússia ao sistema financeiro global, com o valor do rublo e das ações russas despencando nos últimos dez dias. Atualmente, um rublo vale menos de um centavo de dólar.

Como a Rússia pode usar criptomoedas
para evadir as sanções internacionais

O fato de as criptomoedas poderem ser usadas como uma forma de a Rússia desviar de sanções internacionais chamou a atenção pelo mundo, inclusive com o ministro das finanças da Ucrânia pedindo a corretoras cripto que bloqueassem o acesso de todos os usuários russos, além daqueles que receberam sanções.

No entanto, corretoras como Binance, Coinbase (COIN) e Kraken negaram o pedido do ministro, apesar de terem bloqueado as contas de nomes presentes na lista de sanções.

Em uma entrevista, o CEO da Binance, Changpeng Zhao, afirmou que bloquear o acesso de todos os russos seria “algo antiético”.

Nos últimos dias, o volume diário de negociações com rublo na Binance mais que triplicou, saindo de US$ 11 milhões por dia para US$ 35,8 milhões diários.

Isso mostra que os russos estão em busca de trocar a moeda nacional por criptomoedas, principalmente após a queda na cotação do rublo e as sanções econômicas internacionais.