Internacional

Presidente do Fed de NY vê desaceleração da economia dos EUA

02 out 2019, 15:18 - atualizado em 02 out 2019, 15:18
Quando perguntado sobre o que tira seu sono à noite, Williams respondeu: “Os movimentos dessas taxas de juros de curto prazo e entender o que está acontecendo” (Imagem: Andrew Harrer/Bloomberg)

O presidente do Fed de Nova York, John Williams, disse que a economia dos Estados Unidos parece forte vista pelo retrovisor, enquanto as perspectivas são mais ambivalentes por causa de inúmeras incertezas e riscos.
“Vimos sinais de desaceleração da economia”, disse Williams na quarta-feira durante palestra em La Jolla, na Califórnia. “Queremos posicionar a política monetária para manter a economia crescendo em um ritmo sustentável.”

Williams e outras autoridades do Comitê Federal de Mercado Aberto do banco central dos EUA votaram em 18 de setembro para reduzir a taxa básica de juros pela segunda vez este ano, após um corte inicial em julho, o primeiro desde a crise financeira de 2008. As autoridades citaram a desaceleração do crescimento global, a incerteza da política comercial e a inflação amortecida como principais fatores.

“Se você olhar apenas pelo espelho retrovisor ou tirar uma foto de onde a economia dos EUA se encontra, está muito forte”, disse Williams, citando a força do mercado de trabalho e os gastos dos consumidores. “Então, a verdadeira questão é: para onde as coisas vão daqui em diante, e nesse caso é uma imagem muito mais variada”.

O presidente do Fed de Nova York também respondeu a perguntas sobre volatilidade nas últimas semanas nos mercados monetários, depois que uma combinação de pagamentos de impostos corporativos e um leilão do Tesouro retiraram bilhões de dólares das contas de reserva dos bancos no Fed. A falta de liquidez provocou um aumento das taxas de juros de curto prazo no mercado de operações compromissadas, forçando o Fed de Nova York a intervir com empréstimos à vista pela primeira vez desde a crise.

Quando perguntado sobre o que tira seu sono à noite, Williams respondeu: “Os movimentos dessas taxas de juros de curto prazo e entender o que está acontecendo”.

Williams disse que o Fed de Nova York está analisando o que aconteceu nas últimas semanas e estudando ferramentas para intervir nos mercados. A resposta do banco foi muito eficaz, disse.

Williams disse que a economia dos EUA está em um “lugar favorável”, mas apontou para inúmeras incertezas e riscos enfrentados pelo Fed.

“Olhando para o futuro, existem várias correntes cruzadas … que estão levando a um crescimento mais lento dos EUA”, disse. “Vimos que os efeitos das tensões comerciais e outras tensões geopolíticas levam a uma maior incerteza sobre o futuro, e isso parece ter contribuído para uma retração no investimento das empresas, nos EUA e no exterior. E também estamos vendo uma retração no comércio internacional.”

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.