Presidente do BCE diz que criptomoedas não têm valor, mas que apoiaria euro digital
A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, disse que, apesar de as criptomoedas não terem valor, ela apoiaria o desenvolvimento do euro digital.
“Tenho dito o tempo todo que as criptomoedas são altamente especulativas, são ativos de alto risco”, disse Lagarde em uma entrevista a um programa televisivo holandês.
“Minha humilde avaliação é de que [as criptomoedas] não valem nada. Não têm base em nada, não existem ativos subjacentes que agem como uma âncora de segurança”, acrescentou a presidente do BCE.
Apesar de não defender as criptomoedas, Lagarde disse que apoiaria o desenvolvimento do euro digital.
“O dia em que tivermos a moeda digital emitida pelo banco central (CBDC), qualquer euro digital, eu darei a garantia”, disse Lagarde. “Então, o banco central estará por trás. Acredito que isso é vastamente diferente de qualquer uma dessas coisas”.
BCE forma grupo consultivo sobre euro digital
Em outubro do ano passado, o Banco Central Europeu apontou 30 membros para seu novo “Grupo Consultivo do Mercado de Euro Digital”.
Os membros irão aconselhar o Eurosystem sobre a formulação e a distribuição de um potencial euro digital.
O Eurosystem é a autoridade monetária da região do euro e compreende o BCE e os bancos centrais nacionais dos Estados-membros que adotam a moeda.
O grupo consultivo do BCE inclui profissionais administrativos sênior de empresas, como BBVA, Deutsche Bank AG, Société Générale, Conselho Europeu de Pagamentos, Stripe e IKEA.
Receba as newsletters do Money Times!
Cadastre-se nas nossas newsletters e esteja sempre bem informado com as notícias que enriquecem seu dia! O Money Times traz 8 curadorias que abrangem os principais temas do mercado. Faça agora seu cadastro e receba as informações diretamente no seu e-mail. É de graça!
Disclaimer
O Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.