Bancos

Presidente do BC do Japão alerta para recuperação mundial desigual da pandemia

24 maio 2021, 9:15 - atualizado em 24 maio 2021, 9:15
Haruhiko Kuroda BoJ
“O trio de aumento da poupança, desigualdade e endividamento é considerado interligado na prática e pode teoricamente reduzir a taxa de juros natural”, disse Kuroda (Imagem: Reuters/Kim Kyung-Hoon)

O presidente do banco central do Japão, Haruhiko Kuroda, disse nesta segunda-feira que a desigualdade na recuperação mundial da recessão provocada pelo coronavírus pode levar a um aumento da poupança, desigualdade econômica e endividamento.

“O trio de aumento da poupança, desigualdade e endividamento é considerado interligado na prática e pode teoricamente reduzir a taxa de juros natural”, disse Kuroda em discurso em uma conferência acadêmica do Banco do Japão.

À medida que a economia global se recupera do impacto inicial da pandemia, o papel dos bancos centrais mudará de fornecer apoio de liquidez para auxiliar empresas a se manterem solventes, disse ele.

“A natureza das respostas irá… mudar de medidas temporárias de primeiros socorros para políticas estruturais de médio e longo prazos”, disse Kuroda. “Nesse sentido, estamos vendo uma ampliação no âmbito das questões que os bancos centrais devem levar em conta.”

reuters@moneytimes.com.br