Internacional

Presidente do BC alemão adverte BCE contra ajuda a países endividados

04 jul 2022, 12:16 - atualizado em 04 jul 2022, 12:23
BCE
No mês passado, o BCE prometeu comprar mais títulos de países endividados (Imagem: REUTERS/Kai Pfaffenbach)

O presidente do banco central da Alemanha, Joachim Nagel, alertou o Banco Central Europeu (BCE) contra a tentativa de reduzir os custos dos empréstimos no sul da zona do euro e disse que o foco deve ser combater a inflação, o que pode exigir mais aumentos de juros do que o atualmente projetado.

No mês passado, o BCE prometeu comprar mais títulos de países endividados, como Itália e Espanha, na tentativa de conter uma divergência cada vez maior entre seus custos de empréstimos e os da Alemanha, argumentando que distorções do mercado prejudicam o sucesso da política monetária.

Mas Nagel disse que essa ajuda só deve vir em caso de circunstâncias excepcionais e com condições e duração estritamente definidas, para que o BCE evite sinalizar que sempre garantirá condições de financiamento favoráveis.

“Eu, portanto, advertiria contra o uso de instrumentos de política monetária para limitar os prêmios de risco, pois é praticamente impossível estabelecer com certeza se um spread ampliado é ou não fundamentalmente justificado”, disse Nagel em um discurso.

Embora Nagel não tenha se oposto abertamente aos planos do BCE em seus comentários, fontes próximas às discussões disseram que ele foi contra a promessa de novo apoio a países endividados numa reunião emergencial do BCE realizada em meados de junho.

Se o apoio for de fato concedido, deve ser “estritamente temporário” e manter a pressão sobre os países para que executem políticas fiscais sustentáveis e reduzam seus níveis de dívida, acrescentou Nagel.

Saiba mais! Criptomoedas, Web 3.0, programas de incentivos, infraestrutura e blockchain:

Siga o Money Times no Linkedin!

Fique bem informado, poste e interaja com o Money times no Linkedin. Além de ficar por dentro das principais notícias, você tem conteúdo exclusivo sobre carreira, participa de enquetes, entende sobre o mercado e como estar à frente no seu trabalho. Mas não é só isso: você abre novas conexões e encontra pessoas que são uma boa adição ao seu network. Não importa sua profissão, siga o Money Times no Linkedin!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
reuters@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar