Presidente deve definir amanhã novo valor do salário mínino, diz Onyx
Com a posse no Congresso Nacional, o novo governo já está no comando do país, mas, segundo Onyx, as primeiras ações do presidente Jair Bolsonaro só devem começar amanhã. Uma das primeiras medidas que Bolsonaro deve decidir trata do orçamento e do novo valor base para o salário mínimo.
O novo ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, que toma posse logo mais no Palácio do Planalto, disse que o novo governo vai trabalhar para aproximar o país de economias mais desenvolvidas. Segundo ele, o presidente Jair Bolsonaro vai manter “coerência” com o discurso mantido desde o período da campanha e trabalhar para ampliar estas fronteiras.
“O Brasil tem que se aproximar das nações mais desenvolvidas para ampliar não apenas as relações comerciais mas as trocas tecnológicas. É muito imporante para nosso país recuperar o tempo perdido”, disse.
Com a posse no Congresso Nacional, o novo governo já está no comando do país, mas, segundo Onyx, as primeiras ações de governo do presidente Jair Bolsonaro só devem começar amanhã. Uma das primeiras medidas que Bolsonaro deve decidir trata do orçamento e do novo valor base para o salário mínimo.
“As questões administrativas que envolvem o governo serão definidas amanhã”, resumiu Onyx.
A relação com o Congresso tem sido tratada com dedicação pela equipe de Bolsonaro. O governo não quer manter a política conhecida como “toma lá dá cá”, em que cargos são oferecidos em troca de apoio nas votações. A aposta da equipe é que será possível aprovar projetos importantes dentro de um novo modelo de relação com o Parlamento.
Gustavo Bebbiano, secretário Geral da Presidência, afirmou que o jogo político é inevitável e disse estar otimista com a renovação das cadeiras na Câmara e no Senado e na força do apoio que levou a vitória de Bolsonaro nas últimas eleições. “Não dá para pensar Brasil de forma açodada. Merece um planejamento e estrutura e em paralelo á isto há um jogo político que a democracia impõe. Não há outro caminho. Contamos com o apoio popular e acreditamos que o Congresso renovado conseguiremos caminhar para o sucesso”.
Também no Planalto, a ministra da Família, Mulheres e Direitos Humanos, Damares Alves, evitou anunciar novidades que começarão a ser divulgadas a partir de amanhã, mas garantiu que “são muitas” e que, a partir de hoje, “nasce um novo tempo do Brasil. A esperança é a palavra de ordem. Uma equipe pronta, algumas mudanças de imediato e outras ao longo dos anos”.