Presidente de El Salvador tem alto índice de aprovação apesar de rejeição à lei bitcoin
Conforme noticiado pelo Decrypt, o presidente de El Salvador – Nayib Bukele – continua altamente popular no país, mas não devido à lei bitcoin, apontou uma nova pesquisa.
O jornal local La Prensa Gráfica informou que o índice de aprovação do polêmico presidente é de 85,1%. A pesquisa feita pelo jornal contou com a participação de 1.520 pessoas de todas as partes do país, e questionou se elas aprovavam ou não o que Bukele havia feito até então.
Somente 11,7% disseram desaprovar as ações do presidente, enquanto 3,2% não responderam. Apesar do baixo índice de reprovação, é possível que alguns cidadãos tenham tido receio de dizer sua opinião e criticado o presidente, assim como fizeram alguns que contataram o Decrypt.
Parte da polêmica em torno do atual presidente salvadorenho envolve atitudes autoritárias, especialmente com o órgão legislativo do país.
Bukele, que assumiu a presidência em 2019, fez promessas na época para reduzir a violência e acabar com a corrupção no país. A lei bitcoin, que implementou a criptomoeda como moeda corrente em El Salvador, foi proposta em junho deste ano e implementada em setembro.
De acordo com o Decrypt, a pesquisa feita pelo jornal local apontou também a impopularidade da lei entre os salvadorenhos. Quando questionados sobre os erros do presidente, a implementação do bitcoin ficou em primeiro lugar, com 9,6% afirmando que não aprovam a nova lei.
Em uma tentativa de ampliar a adesão por parte da população, o governo lançou sua própria carteira digital – Chivo – e deu a todos os cidadãos US$ 30 em BTC. No entanto, a carteira não funcionou muito bem quando lançada e, desde então, tem apresentado problemas.
A fim de mostrarem seu descontentamento com a lei bitcoin, os cidadãos foram às ruas protestar diversas vezes, inclusive nesta semana.
Porém, segundo o Decrypt, Bukele foi rápido em sua resposta, ao dizer no Twitter que “os protestos eram inúteis”, pois sua aprovação era muito alta entre a população.
Según el periódico OPOSITOR @prensagrafica, 85.1% de los salvadoreños nos aprueba.
No creo nada de LPG, pero para que ELLOS digan 85.1%.
La aprobación que reportan es incluso mayor a la de hace 3 meses.
¿O sea que las la marchas no sirvieron para nada?😂https://t.co/lLbfRMk9qw
— Nayib Bukele (@nayibbukele) December 15, 2021
Embora a lei bitcoin divida as opiniões em El Salvador, a pesquisa indicou que Bukele foi elogiado pelo modo como conduziu a pandemia de coronavírus e pelo investimento em hospitais.