CryptoTimes

Presidente de El Salvador assegura que o uso de bitcoin não será obrigatório no país

23 ago 2021, 15:49 - atualizado em 23 ago 2021, 15:49
O presidente Bukele parece se contradizer em suas afirmações, já que, segundo ele, a oposição afirmava que ele iria roubar o dinheiro se as pessoas usassem o aplicativo Chivo (Imagem: Facebook/Secretaría de Prensa de la Presidencia de la República de El Salvador)

O projeto de implementação do bitcoin (BTC) em El Salvador acontecerá daqui a duas semanas, no dia 7 de setembro.

Assim, o presidente Nayib Bukele certificou que o uso da criptomoeda não será obrigatório para os cidadãos, noticia o Decrypt. Em seu Twitter, o presidente explicou:

Isso é o que vai acontecer em 7 de setembro: pessoas poderão baixar um aplicativo para receber pagamentos ou bonificações em bitcoin ou dólares americanos. Se quiserem, irão baixar o aplicativo. Se não quiserem, [então] não.

O aplicativo oficial de carteira digital de bitcoin do país é chamado de Chivo.

Chivo permitirá que salvadorenhos aceitem bitcoin, abram um pequeno negócio e enviem bitcoin sem taxas adicionais.

Porém, nem todos os cidadãos querem se aproveitar da inovação, então o presidente do país está dando a eles uma opção:

Se você não quiser, você poderá entrar para a fila [de espera] do Western Union e pagar uma taxa de comissão. Sem problemas.

E se alguém não quiser usar bitcoin? Bom… Nada [acontece]. Não baixe o aplicativo e continue vivendo sua vida normalmente.

O presidente também acrescentou:

[…] se alguém quiser continuar juntando dinheiro físico, não receber bônus de incentivo, não conquistar clientes que têm bitcoin, não crescer seu negócio e pagar taxas sobre remessas, continue fazendo [tudo] isso.

Porém, existe um problema, já que o presidente está contradizendo um artigo da lei bitcoin — escrita este ano.

O Decrypt explica: se você literalmente ler a legislação bitcoin de El Salvador, afirma que possíveis fornecedores de serviço serão forçados a aceitar bitcoin quando a criptomoeda estiver sendo oferecida como um meio de troca.

“Cada agente econômico deve aceitar bitcoin como pagamento quando lhe for oferecido por quem quer que adquira um bem ou serviço”, de acordo com o Artigo 7 da Lei Bitcoin de El Salvador.

Logo, isso contradiz o que Bukele disse: as pessoas não terão de aderir ao bitcoin a partir do dia 7 de setembro.

Segundo o presidente, haverá 200 caixas eletrônicos de bitcoin (“Cajeros Chivo”) espalhados pelo país, além de 50 quiosques (“Puntos Chivos”), que ajudarão cidadãos a entender como usar o aplicativo, sacar ou depositar fundos e oferecer ajuda sobre como o bitcoin funciona.