CryptoTimes

Presidente de El Salvador anuncia novo projeto de educação sobre o bitcoin

04 nov 2021, 8:44 - atualizado em 04 nov 2021, 8:44
O comunicado sobre a construção de “escolas bitcoin” representa o segundo projeto social do presidente. No entanto, dúvidas permanecem em relação aos fundos fiduciários que financiam os projetos (Imagem: Twitter/Casa Presidencial)

O presidente de El Salvador, Nayib Bukele, anunciou outro projeto público financiado pelo excedente do fundo de bitcoin (BTC) do país: escolas.

Em 9 de outubro, Bukele comunicou no Twitter seus planos para o primeiro projeto que será realizado com o fundo: um moderno hospital veterinário.

Na última segunda-feira (1º), em uma conferência de imprensa centrada na cerimônia de construção do hospital veterinário, o presidente também revelou planos para criar as primeiras vinte “escolas bitcoin” do país. As instalações serão revitalizadas com tecnologia, disse ele.

Em seus tuítes sobre o hospital publicados em outubro, Bukele explicou que a construção seria financiada com os excedentes do fundo fiduciário, criado para auxiliar na adesão do bitcoin no país.

Os legisladores salvadorenhos aprovaram o fundo de US$ 150 milhões no final de agosto, poucos dias antes de o bitcoin ser implementado como moeda corrente, junto com o dólar, em 7 de setembro.

Na época, Bukele disse que o fundo tinha um excedente de US$ 4 milhões, devido à valorização da criptomoeda. Ele confirmou que o país não venderia nenhum bitcoin, mas usaria os dólares presentes no fundo fiduciário. No entanto, algumas questões sobre o funcionamento do fundo permaneceram.

Agora, parece que El Salvador tem fundos adicionais para as escolas de bitcoin. Durante seu discurso, Bukele disse que o fundo agora tem um excedente de alguns milhões de dólares a mais, em comparação ao período em que anunciou o hospital veterinário há algumas semanas.

A conta oficial do presidente no Twitter somente citou a quantidade como “alguns poucos” milhões. Bukele esclareceu que os fundos “não tocam em um centavo” do orçamento nacional de El Salvador ou dos impostos dos cidadãos, e que o fundo só foi possível por meio da lei bitcoin do país.

Bukele disse que o país poderá ter mais projetos no futuro, contanto que o valor do bitcoin continue subindo.

De acordo com o presidente, qualquer tratamento no hospital veterinário custará 25 centavos de dólar, os quais poderão ser pagos por meio da carteira Chivo. A primeira unidade do hospital empregará 300 pessoas.

Aparentemente, o governo de El Salvador também está planejando outras unidades de hospital veterinário fora da capital San Salvador, as quais poderão também ser financiadas com excedentes do fundo de bitcoin.

No mesmo dia em que anunciou as “escolas bitcoin”, Bukele compartilhou um vídeo, em que ele se encontra em um auditório e fala sobre seu “Plan Cuscatlán”, o qual envolve a criação pelo Estado de três clínicas “baratas” no país.

Segundo o vídeo, as clínicas serão construídas nas cidades de Santa Ana, San Miguel e San Salvador.

Pelo fato de o país caribenho estar adquirindo bitcoin de modo privado, as aquisições do país só são reveladas por meio dos tuítes do presidente Bukele. Em 27 de outubro, ele disse que El Salvador havia adquirido mais 420 bitcoins, elevando o total para 1.120 BTC.