CryptoTimes

Presidente da SEC irá ceder à pressão de legisladores para aprovar ETF de bitcoin à vista?

03 nov 2021, 14:57 - atualizado em 03 nov 2021, 14:57
Gary Gensler SEC EUA
Será que a SEC levará quase oito anos para aprovar ETFs de bitcoin à vista, do mesmo modo como fez com os baseados em contratos futuros? (Imagem: Reuters/Evelyn Hockstein/Pool)

Os deputados Tom Emmer e Darren Soto, dos Estados Unidos, estão pressionando a Comissão de Valores Mobiliários e de Câmbio (SEC, na sigla em inglês) e seu presidente, Gary Gensler, para aprovarem um fundo negociado em bolsa (ETF) de bitcoin (BTC) à vista.

Em uma carta divulgada nesta quarta-feira (3), Emmer e Soto questionaram por que a SEC aprovou ETF baseados em futuros de bitcoin, mas não os que, de fato, detém a criptomoeda. A listagem histórica do ETF de bitcoin da ProShares, que aconteceu no dia 19 de outubro, abriu o caminho para outros produtos semelhantes serem listados nos Estados Unidos pela primeira vez.

Os dois membros do Congresso americano observaram na nota:

No mês passado, a Comissão de Valores Mobiliários e de Câmbio (SEC) aprovou que a negociação começasse para dois fundos negociados em bolsa (ETF) de futuros de Bitcoin, que fornecem exposição aos futuros de bitcoin negociados na CME [Bolsa Mercantil de Chicago].

Embora esse seja um avanço para milhões de americanos que estão demandando acesso a modos simples de investir em Bitcoin, esses produtos são, potencialmente, muito mais voláteis que um ETF de bitcoin à vista e podem impor taxas substancialmente mais altas aos investidores, devido ao prêmio no qual os futuros de Bitcoin são geralmente negociados, além do custo de elaborar contratos de futuros a cada mês.

Em seguida, os deputados afirmaram:

Nós perguntamos por que, se você está confortável em permitir a negociação de um ETF baseado em contratos de derivativos, você não está igualmente ou mais confortável em permitir que a negociação se inicie para ETFs baseados em bitcoin à vista.

Os ETFs de bitcoin à vista são baseados diretamente no ativo, o qual fornece, inerentemente, maior proteção aos investidores.

As informações presentes na carta não surpreendem, devido à sua origem. Tanto Emmer quanto Soto são defensores de cripto dentro do Congresso dos Estados Unidos, além de serem autores de legislações que esclareceriam o escopo da regulamentação em torno de tecnologia dentro do país.

“A SEC está em uma posição de aprovação do ETF de futuros de Bitcoin, conforme refletido pela negociação desses produtos, então ela também deveria estar em uma posição para aprovar ETFs de bitcoin à vista”, concluíram os dois deputados.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
theblock@moneytimes.com.br

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar